sexta-feira, 27 de maio de 2022

Aprovado o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o Sr. Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o mestre de capoeira conhecido como “Pirajá”-PE



Aprovado o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o Sr. Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o mestre de capoeira conhecido como “Pirajá”-PE

O mestre de capoeira Pirajá irá, no dia 31 de maio, às 16h, receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em cerimônia presencial que será realizada no Auditório da Reitoria da UFPE. A honraria é concedida a personalidades eminentes, com contribuições para o progresso da universidade, da região ou do país, ou que se distinguiram por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral. 

A referida honraria é concedida a personalidades eminentes, com contribuições para o progresso da universidade, da região, do país, ou que, de alguma forma, se distinguiram por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral.

O Mestre Pirajá, com 72 anos de idade, é um dos mais experientes do estado de Pernambuco. Mestre de importantes referências da capoeira de Pernambuco, dos quais, dentre outros não menos importantes, o Mestre Espinhela, o Mestre Barrão (signatário de um dos maiores trabalhos nacionais e internacionais com a capoeira). Com experiência local, nacional e internacional; o Mestre Cuscuz, o Mestre Morcego e outros. É, assim, referência importantíssima da historicidade da capoeira de Pernambuco e de muitos fazedores de cultura do estado.

A honraria é concedida a personalidades eminentes, com contribuições para o progresso da universidade, da região ou do país, ou que se distinguiram por sua atuação em favor das ciências, das letras, das artes ou da cultura em geral. 

A indicação do mestre à honraria foi uma iniciativa do professor Henrique Gerson Kohl, do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, que, no dia 19/03/2021, submeteu à praxe institucional o processo (no 23076.023208/2021-68), aprovado em todas as instâncias: na 1ª, com o parecer favorável do Prof. Dr. Vilde Gomes de Menezes, na reunião ordinária de pleno do Departamento de Educação Física – CCS – UFPE, no dia 13/05/2021; na 2ª, com o parecer favorável da Prof.a Dra. Ana Paula de Lima Ferreira, coordenadora do curso de Fisioterapia – CCS – UFPE, na reunião ordinária do Conselho do CCS – UFPE, no dia 27/07/2021; e, finalmente, na 3ª, com o parecer favorável da Comissão Especial-UFPE (Profa. Dra. Maria da Conceição Lafayette de Almeida, Prof. Dr. Moacyr Cunha de Araújo Filho e Profa. Dra. Maria Eduarda Lacerda de Larrazabal da Silva), na reunião do Conselho Universitário da UFPE, no dia 10/03/2022. 

"Já antecipamos sinceros agradecimentos ao Magnifico Reitor Alfredo Gomes e a todas as instâncias da UFPE, pela materialização do ato de valor imaterial para, acreditamos, parte bastante significativa da capoeira de Pernambuco, do Brasil e do mundo. De coração, agradecemos a cada parceria; a cada pessoa presente nas instâncias supracitadas; à UFPE – minha casa e parceira singular em cada “gingado”; ao neto do Me. Pirajá – Sr. Thiago Ferreira da Silva, pela confiança; à capoeira, por tantos motivos que nem podemos resumi-los; e a todos (as) que seguem somando direta e/ou indiretamente nessa roda. Esse é um gesto de gratidão pessoal, político, pedagógico, histórico e institucional a uma referência de Pernambuco, com o intento de homenagear tamanha diversidade de figurações da capoeira do Estado que seguem somando muito generosa, voluntária e processualmente conosco", enfatizou Henrique Gerson Kohl "Tchê”.

Um comentário:

  1. De coração, gratidão pela veiculação. Reafirmo estima, gratidão e respeito.

    ResponderExcluir