quarta-feira, 19 de março de 2025

Na Semana do Consumidor, Burger King® hackeia resultados de busca da concorrência no Google Maps para distribuir descontos



No último sábado (15/03), durante a Semana do Consumidor, o Burger King® colocou em prática uma ação inusitada: espalhou cupons de desconto exclusivos de forma geolocalizada, granular nas buscas sobre lojas da concorrência no Google Maps.
Cada foto foi clicada e publicada de maneira geolocalizada em mais de 1000 lojas concorrentes em 24 estados do Brasil. A iniciativa aconteceu de forma orgânica no Dia do Consumidor, uma das datas mais importantes para o varejo, com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores e gerar engajamento.


O insight partiu do fato de que a concorrência é mais pesquisada no Google. Só que, desta vez, no Dia do Consumidor, quem procurou acabou encontrando motivos para escolher o Burger King®.


Ao buscar por lojas concorrentes no Google, os consumidores encontraram cupons exclusivos do BK® nas fotos do local via Google Maps – uma das ferramentas mais utilizadas na decisão de onde comer. Cada foto foi clicada e publicada de maneira geolocalizada em mais de 1000 lojas concorrentes em 24 estados do Brasil.


"A ideia é simples: se você não é a marca mais buscada no Google, tente ser a mais comprada." Igor Puga, VP de Marketing Zamp.


A estratégia foi 100% orgânica, usando a própria busca do Google para gerar engajamento e conversa – aproveitando um recurso gratuito disponível para todos os usuários: o Local Guides. A ação reforça a identidade do Burger King®, conhecido por campanhas ousadas, com verba menor que a concorrência, mas que geram grande repercussão e earned media.


A campanha foi desenvolvida em parceria com a Almap, agência responsável pela criação da ação e reconhecida como a mais eficaz do mundo pelo Effie Index.


Na Semana do Consumidor, a mensagem foi clara: os consumidores podiam até pesquisar pelo principal concorrente, mas acabaram encontrando motivo para escolher o BK®.


Ficha Técnica


Agência: AlmapBBDO


Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu       


Campanha: Hacker King


Cliente: Burger King


Produto: Burger King


CCO: Pernil


Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte Silva ,Henrique Cerdan Del Lama,


Diretor de Criação: Thiago Bocatto


Criação: Camilla Lopes, Claudia de Sa


CSO: João Gabriel Fernandes


Planejamento: Giovanni Pavan


Atendimento: Renata Aline Carvalho, Barbara Rodrigues, Vanessa Bortolosso e Shedia


Marzouk


COO: Fernanda Tedde


Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Victor Alloza, Eriana Simões.


CDMO: Rafaela Melo De Oliveira Alves


Mídia: Francisco Custódio, Lucas Gilardino, Yara Siqueira, Ana Felix


Head of Creative Technology: Lilian Cavallini


Líder de Projetos: Luan Henriques


SEO: Mayk Souza


Insights Culturais: Eduardo Selbach Nasi, João Calasans, Manuela Bueno, Suzana


Takua, Ana Clara Barboza, Erick Santos.


Conteúdo: Agência Jotacom


Aprovação cliente: Igor Puga, Giulia Galizia Queiroz, Pedro Henrique Laguardia, Juliana


Monteiro, Deborah Patrocinio.





Sobre Burger King®


O Burger King® é uma das maiores operações de fast food do Brasil, presente em todos os estados do país. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Brasil em 2004, passando a ser operado oficialmente pela máster franqueada brasileira ZAMP® em 2011. Com mais de 1.000 estabelecimentos, entre lojas próprias e franqueadas, a marca foi considerada uma das mais criativas do mundo por três anos consecutivos em Cannes. 

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