sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Primeiro EP de compositor carioca destaca canto feminino



Alcione, Beth Carvalho e Maria Bethânia são algumas vozes femininas apreciadas pelo compositor Ivan da Gamboa desde a infância, graças à influência da mãe quando morava na Piedade, bairro do subúrbio carioca. Agora, aos 43 anos, ele coloca essa predileção em destaque na estreia do lançamento independente do EP "O Samba é delas e os Sambas de Gamboa", com cinco canções interpretadas por grandes cantoras, cujo lançamento acontece hoje,  17 de setembro, em todas as plataformas digitais.

"A mensagem deste trabalho é não deixar o samba morrer, como dizem os versos da música imortalizada na voz de Alcione. O meu objetivo é o de cumprir essa missão de propagar a cultura do samba e ratificar e valorizar as vozes das nossas cantoras brasileiras. Existem muitas vozes que precisam reverberar e que estão sem o merecido espaço.", define Ivan.

As faixas musicais desse Volume 1 do EP são as seguintes: Débora Cruz interpreta " Dos Meus e dos Seus", parceria de Ivan com o conhecido Aluísio Machado. Já Dani Coimbra canta " Se o teu lado não pesar", Nana Batista entoa " De Amor ou Café", Fernanda Garcia com " A Nova Meta", todas compostas por Ivan, além de Fernanda Santana que dá voz para "Dois Chopes", composição de Ivan em parceria com Luciano Trindad.  Para uma das intérpretes, o EP traz uma motivação para a continuidade da luta pelo samba.

"No passado, matriarcas como Tia Ciata e Tia Maria deram voz à presença feminina no samba. Hoje, apesar da expressiva quantidade de homens, mais mulheres vêm ocupando cada vez mais os espaços. E isso é muito importante para continuarmos levantando a bandeira do Samba.", explica Nana Batista.

Sobre a escolha das cantoras, Ivan conta que já conhecia o trabalho de algumas delas, apesar de não ter contato pessoal. Ele destaca também o timbre de voz de todas, fundamental para criar a marca do projeto, que vai ganhar continuidade em novos volumes, trazendo outras cantoras e sambas.

"Eu já havia lançado alguns singles nas plataformas digitais na voz de outros cantores porque sou compositor e não cantor. Entretanto, eu comecei a enxergar tudo de uma forma muito “espalhada". Foi então que achei melhor organizar no EP como uma espécie de “cartão de visitas” do artista, além da necessidade de deixar algum trabalho para a posteridade", destaca Ivan.

Ouça as músicas através do link:

Spotify – O Samba É Delas e os Sambas de Gamboa, Vol 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário