segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Concurso de Redação marca o Centenário de Paulo Freire em Caruaru


Para homenagear o Centenário do Educador e Filósofo Paulo Freire, um dos grandes revolucionários da Educação em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, a Faculdade Alpha - Unidade de Pós-Graduação em Caruaru – PE, no Agreste, está promovendo um concurso de Redação com o tema: “PAULO FREIRE: EDUCADOR DO MUNDO”. As inscrições seguem até o dia 22 de outubro de 2021, e são voltadas para professores da rede pública de ensino estadual e municipal.

Para participar do certame o candidato deve ficar atento a cada etapa: Comprovar vínculo de professor (a) na Rede Municipal ou Estadual de ensino. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo aplicativo WhatsApp (81) 99631-7407, no período de 04 a 08 de outubro de 2021, que será enviada para o e-mail do candidato e deverá ser reenviada devidamente preenchida e com o anexo da cópia do vínculo do participante até o dia 13 de outubro, para o mesmo e-mail.

No período de 18 a 22 de outubro, os candidatos receberão por e-mail a confirmação da inscrição e as informações sobre o dia da prova. Serão disponibilizadas 100 vagas. A aplicação da prova será no dia 31 de outubro de 2021, das 09:00h às 12:00h, na Unidade de Pós-graduação da Faculdade Alpha em Caruaru – PE, Rua Antônio Nobre, Bairro Indianópolis, n. 78.

PREMIAÇÃO: As provas serão corrigidas por uma banca de professores e a melhor redação irá ganhar 1 (Uma) Pós-graduação na Faculdade Alpha – Unidade Caruaru. O resultado será informado no dia 30/11 através de uma live às 19h através do Instagram da instituição: @alpha.unidadecaruaru.

Enfoque da Redação: Ressaltar a importância do Educador e Filósofo Paulo Freire, na contribuição para a evolução da Educação até os dias de hoje.  No Brasil, Paulo Freire deixou um vasto legado das incansáveis lutas pela melhoria da educação. Seu método era inserir a vida cotidiana do aluno, e também a política no ensino. O Educador era contra a chamada “educação bancária”, onde o professor era detentor do conhecimento e o aluno apenas um depósito de suas teorias. De acordo com ele, era preciso trabalhar em cima da experiência do aluno e dos seus conhecimentos. Freire defendeu o Plano Nacional de Alfabetização para que a sociedade menos favorecida e sem direito ao voto, pudesse praticá-lo e tornar-se crítico quanto a participação na política como cidadão. O pernambucano Paulo Freire.

Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira desde 2012, e o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo, recebeu homenagem em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras, e mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome. Segundo um levantamento do especialista americano, Elliott Green, professor da London School of Economics, o livro Pedagogia do Oprimido, de Paulo, é a terceira obra mais citada em trabalhos na área das humanidades em todo o mundo. Alguns Países aplicam e estudam o método do educador, são eles: África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

O objetivo do certame faz parte do Projeto Curricular Pedagógico 2021, da unidade de pós-graduação da Faculdade Alpha em Caruaru-PE. O intuito é homenagear o Centenário de Paulo Freire, promovendo ações educativas durante os meses de setembro e outubro, através de exposição de livros de Paulo Freire, atividades em sala de aula, pesquisas, leitura de livros, escritas de artigos e um concurso de redação para professores das redes municipais e estaduais.

De acordo com a Coordenadora da unidade de Pós-graduação da Faculdade Alpha em Caruaru, Soraya Tabosa, a homenagem ao Educador Paulo freire, é merecida, e na Região do Sertão ele é reconhecido por valorizar este povo, pois acreditou que a educação é para todos aplicando o método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte

 “Não importa a Região, Paulo Freire acreditava numa educação moderna e futurista frente ao seu tempo. Portanto, a Faculdade Alpha enquanto Instituição de Ensino que preza pela excelência na educação, entende a importância de vivenciar com seus estudantes da área de educação esse centenário do grande mestre, Paulo Freire. ” Ressalta Soraya.

Serviço


I Concurso de Redação Centenário de Paulo Freire

Inscrições: de 04 a 22 de outubro de 2021, pelo  WhatsApp (81) 99631-7407


Solicitar ficha de inscrição e informações.


Data da prova: 31 de outubro de 2021

Horário: 9h às 12h

Local: Unidade de Pós-graduação da Faculdade Alpha em Caruaru-PE, Rua Antônio Nobre, Bairro Indianópolis, n. 78.

Data do Resultado 30/10/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário