terça-feira, 21 de setembro de 2021

Exposição Completely Kncocked Down abre nesta quinta no Recife



Prevista para ter início em março do ano passado, o projeto “CKD - Completely Knocked Down – Recife Bremen Connection” teve que ser adiado devido à pandemia do coronavírus. Em meio a um ano de incertezas e adiamentos, a exposição chega reconfigurada no MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães no dia 23 de setembro seguindo todos os protocolos de segurança por conta da Covid-19. 

O projeto traz cinco artistas recifenses e quatro artistas alemães em uma realização colaborativa. Entre os participantes estão Paulo Bruscky, Marcio Almeida, Maria do Carmo Nino, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Silvio Hansen, Tobias Heine, e os idealizadores do projeto Francisco Valença Vaz e Rebekka Kronsteiner.

Com organização da Relicário Produções Culturais, da produtora Carla Valença, “Completely Knocked Down” tinha planos de iniciar a exposição em março de 2020, quando todos os artistas estiveram juntos na cidade para a concepção da exposição no MAMAM. Com a chegada da pandemia no Brasil e o início das medidas restritivas, todos os planos foram afetados e não só o cronograma mudou, mas também a forma de realização do projeto.

"Tivemos que mudar muita coisa já que o tempo de 21 dias para montar a exposição e ter essa colaboração entre artistas internacionais foi encurtado para uma semana, quando tivemos que voltar às pressas no último voo do Recife para a Europa", conta Francisco Vaz, artista e idealizador do projeto que atualmente mora na Alemanha. Na ocasião, os artistas ficaram sete dias confinados no museu trabalhando conceitos, discutindo as obras e montando toda exposição sem entender o que iria acontecer dali adiante. 

O conceito da “Completely Knocked Down” (CKD) consistia em uma realização bilateral, sendo programada para acontecer de 23 de setembro a 11 de dezembro de 2021 no Recife e em setembro de 2022 em Bremen (Alemanha). O título se refere a um termo técnico que define um conjunto de partes completamente desmontadas de um único produto. “A ideia é a de juntar gerações diferentes. Como todos os artistas também são curadores, vamos desconstruir um pouco a estrutura de uma exposição”, explica Francisco Vaz. "A exposição é uma construção coletiva com obras dos artistas locais e fragmentos de obras dos artistas alemães que vieram em um container da Alemanha".

A exposição que vai entrar em cartaz no MAMAM é fruto da colaboração de todos os artistas envolvidos. "Assumindo a exaustão, começamos a trabalhar pensando em formas de refletir essa situação e construímos um paredão de frases com a estrutura de conversas repartidas de SMS e que não propõem uma narrativa ou leitura dinâmica. Procuramos expor a descomunicação e a quebra de negociações ocasionadas pelo momento que estávamos vivendo", revela.

Seguindo o protocolo CKD, as obras foram desmontadas e acondicionadas em caixas que correspondem a um décimo de um contêiner de vinte pés. Nesta curadoria compartilhada, até os objetos que transportaram as obras também fazem parte da exposição. As caixas utilizadas para o deslocamento dentro do contêiner são apresentadas para amplificar ou refutar as nove diferentes posições dos/das artistas, buscando assim, tecer um leque aberto de proposições.

O processo de transporte entre Bremen e Recife tornou-se assim, uma metáfora para a estreita colaboração entre artistas de ambas as cidades, misturando suas propostas individuais em um trabalho de exposição conjunta. Além disso, “Completely Knocked Down” se refere diretamente ao impacto físico de um mundo globalizado e que dentro de processos cada vez mais virtuais, uma coexistência política e artística, acaba por se tornar mais fragmentada. 

Nesse intervalo de um ano de pandemia e de reformulação da CKD, o projeto sofreu uma grande perda. O artista plástico e poeta visual Silvio Hansen faleceu depois de lutar contra um câncer. Silvio foi uma das lideranças ativas da Mail Art (Arte Postal), uma prática artística corrente e intensa nas décadas de 70 e 80, antes da propagação da internet como meio de comunicação. “Silvio foi o fio condutor para o projeto no Recife, iniciando nossas primeiras comunicações com o MAMAM e com a nossa produção. Ele oferece aqui uma interpretação onde a troca de postais e seu conteúdo artístico se transformou em uma das bases desta exposição”, lembra Vaz.

Catálogo - Ao final do período de exposição, será lançado um livro como resultado adicional da colaboração entre os artistas brasileiros e alemães, contendo textos de teóricos da arte de ambos os países. Este nível analítico-artístico é importante para dissecar em detalhe as semelhanças e diferenças das posições dos artistas. Além disso, o livro proporcionará a oportunidade de criação de um conteúdo independente do material exposto.

Além destes textos, o catálogo apresentará fotografias da exposição junto com fotografias do processo de montagem tiradas pela brasileira Roberta Guimarães e da Alemanha, Hannah Wolf. Na Alemanha, a fotógrafa Hannah Wolf registrou a entrada do container no porto e o empacotamento das caixas com as obras. Em Recife, a fotógrafa Roberta Guimarães registrou a chegada das caixas no MAMAM. Esse material será usado também com a documentação do conteúdo apresentado na exposição.

EXPOSIÇÃO “CKD - COMPLETELY KNOCKED DOWN”

Artistas participantes: Márcio Almeida, Paulo Bruscky, Christian Haake, Wolfgang Hainke, Sílvio Hansen (in memorian), Tobias Heine, Rebekka Kronsteiner, Maria do Carmo Nino e Francisco Valença Vaz

Fotógrafas: Hannah Wolf e Roberta Guimarães

Local: MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265 - Boa Vista – Recife – PE

Início da exposição: A partir de 23 de setembro a 11 de dezembro de 2021

Visitação: Terça a Sábado - 12h às 17h 


Nenhum comentário:

Postar um comentário