sábado, 18 de setembro de 2021

Oficina “Fluxos Criativos” traz investigação sobre a inteligência cíclica da vida

Voltada a toda pessoa interessada em processos criativos, a vivência on-line busca potencializar a criatividade através de dinâmicas com a constelação sistêmica, meditações, visualizações e diferentes práticas artísticas

Tudo o que é vivo se move em ciclos. Tudo que é vivo um dia não existiu, existiu em potencial, nasce, cresce, amadurece, envelhece e morre, para renascer. Esse é um padrão da inteligência cíclica através da qual a vida persiste. São regidos por essa inteligência também nossos relacionamentos, projetos e toda manifestação da nossa energia criativa. Quanto mais conscientes dessa inteligência cíclica, mais podemos potencializar nosso fazer, liberar nossa expressão e criar em harmonia com a vida. Essa é a premissa da artista, produtora cultural e facilitadora de processos terapêuticos, Laura Tamiana, que criou a oficina “Fluxos Criativos” como um convite para recordar, aprofundar e celebrar nossa natureza cíclica.

A próxima edição da oficina acontecerá no primeiro final de semana de outubro, nos dias 01, 02 e 03. O encontro será no formato on-line e voltado não somente para artistas de todas as disciplinas, mas também para todas as pessoas que se interessam em estimular a criatividade.

“Percorremos juntas e juntos um ciclo completo, enfocando a cada encontro, uma fase desse movimento, buscando revelar e liberar bloqueios e potencializando nossa energia criativa, por meio das atividades propostas. É uma oficina bem vivencial, com um caráter artístico e também terapêutico, que convida e olharmos nossa criatividade de forma sistêmica: como uma expressão do nosso ser, que por sua vez, está inserido em um contexto e uma complexa rede de relações, onde cada ponto reflete no todo”, pontua Laura Tamiana, que durante o trabalho propõe dinâmicas individuais, em dupla e em grupo. “Acredito que quando fluímos em sintonia com a inteligência cíclica da vida, aumentamos o fluxo e a potência das nossas criações e a possibilidade de que sejam mais conscientes e coerentes, integradas à vida em nós e no planeta”, acrescenta. A vivência será dividida em cinco momentos de três horas cada, seguindo este percurso.

As investigações sobre a inteligência cíclica da vida e sua relação com o fazer criativo começaram para Laura há cerca de dez anos, a partir do contato com um projeto de agroecologia no sertão da Bahia e de sua relação com as tradições populares, além das diversas experiências como artista multidisciplinar. Com a formação em Constelação Sistêmica, prática terapêutica, começou a facilitar vivências em grupo e partilhar essas investigações na forma de encontros para mulheres – “Cíclicas, mulheres em roda” – e, posteriormente, da oficina Fluxos Criativos, voltada para toda pessoa interessada nos processos da criatividade.

Para essa edição, 30 vagas estão disponíveis. A atividade tem realização totalmente independente – sem recursos de incentivo – e a participação se dará através de contribuição financeira livre e consciente. A artista sugere uma contribuição de 200 a 400 reais pela imersão de quinze horas, mas as pessoas interessadas podem contribuir com menos ou com mais, de acordo com suas condições. “Tenho experimentado em algumas das minhas oficinas essa forma de contrapartida, acreditando que com um chamado a contribuições conscientes conseguimos, na junção das diversas condições financeiras dos participantes, chegar a um equilíbrio benéfico para todo mundo, em que não é o financeiro quem rege, mas o interesse em participar”, comenta Laura. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail lauratamiana@gmail.com.

“Fluxos Criativos” como base no disco Lunar

A oficina também tem uma forte conexão com o álbum Lunar, recém-lançado por Laura Tamiana em junho deste ano. A obra, lançada em junho de 2021, foi concebida como uma travessia, que desenha com suas 13 faixas um ciclo completo, do nascer, com a faixa “Iniciação”, à morte para renascer, com a faixa “Despedida”, passando pelos diversos momentos de um ciclo. O trabalho com os ciclos é mote e também recurso criativo. “Muitas das ferramentas e processos de criação do álbum passam pelo que partilho na oficina”, explica a artista.

Lunar está disponível no canal de YouTube de Laura Tamina, https://www.youtube.com/c/LauraTamiana, e nas principais plataformas musicais. As composições são próprias, além de duas parcerias e algumas cantigas tradicionais do Brasil e da África do Oeste, onde a artista tem trabalhado nos últimos anos.

Sobre a facilitadora

Laura Tamiana (São Paulo-Recife/Brasil) é artista, produtora e terapeuta holística. Cria e desenvolve projetos que envolvem as artes visuais, a palavra, a música, as artes do corpo e as culturas tradicionais, sempre com o propósito de promover o encontro entre pessoas e contextos, a partir de um viés afetivo e de questões em torno de identidade, pertencimento e memória.

 Lançou em 2021 seu primeiro álbum musical, LUNAR, que traz 13 canções autorais e cantigas tradicionais brasileiras e africanas e tem como mote de criação a inteligência cíclica da vida. Integra os grupos de Carnaval Piaba de Ouro e Boi Marinho. Entre suas criações estão Retrato: substantivo feminino, uma criação coletiva em foto e vídeo envolvendo mulheres ligadas a manifestações culturais tradicionais no Brasil e também na África, realizado em parceria com Tatiana Devos Gentile; Céu e Terra, um diálogo entre as artes visuais e a Permacultura, do qual faz parte o documentário "Por que não o Paraíso?"; e Tinta viva, pinturas com sangue menstrual. Em parceria com o contador de histórias François Moïse Bamba criou Ba-kô Burkina Brasil, uma ponte cultural e artística entre o Brasil e a África do Oeste, pela porta do Burkina Faso.

Formada em Constelação Sistêmica – ferramenta terapêutica – pelo Instituto Constelar. Como consteladora, realiza atendimentos individuais em consultório e vivências em grupo em torno do feminino e dos processos criativos. 

Conheça mais trabalhos de Laura Tamiana:

https://www.youtube.com/c/LauraTamiana/playlists

Serviço

Oficina “Fluxos Criativos”

Data: De 1 a 3 de outubro de 2021


Sexta dia 1/out, de 18-21h

Sábado dia 2/out, de 9h30-12h30 e de 14-17h

Domingo dia 3/out, de 9h30-12h30 e de 14-17h

Plataforma: zoom

Mais informações: https://padlet.com/lauratamiana/fluxoscriativos

Inscrições: lauratamiana@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário