segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Com o maior filme de sua história, O Boticário lança curta-metragem sobre o bullying familiar em campanha de Natal



O Boticário lança campanha de Natal com um curta-metragem de cinco minutos, que busca gerar reflexões sobre as tensões e os impactos das palavras nas relações familiares.

A inspiração para o tema veio de uma pesquisa encomendada pela marca, em parceria com a consultoria On The Go. O levantamento revelou que 86% dos brasileiros já sofreram bullying familiar, mas apenas 17% deles costumam discutir o assunto abertamente.


Criado pela AlmapBBDO, o filme retrata parte de uma realidade evidenciada na pesquisa: as situações mais recorrentes de bullying familiar estão relacionadas a comentários sobre aspectos físicos (50%) e comparações entre familiares (80%). A narrativa acompanha Camila, uma jovem que revive, por meio de um álbum de fotos de Natal, as lembranças de comentários críticos vindos de pessoas próximas, especialmente da madrinha, que a fez crescer sob pressões de padrões estéticos, como cobranças sobre o corpo e a aparência.


“Não é um tema fácil de trazer para a conversa e, por isso mesmo, se torna ainda mais necessário. Com essa campanha, reforçamos a importância das palavras positivas, especialmente quando 71% das pessoas que já sofreram bullying acreditam que palavras e gestos de afeto tem poder de transformar positivamente as relações familiares. Por isso, nossa intenção é convidar as pessoas a amarem em voz alta e deixarem marcas de amor”, explica Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário.


Para incentivar esse comportamento e mostrar o poder das palavras nesse Natal, O Boticário criou o conceito “Palavras deixam marcas, que sejam apenas de amor”. O filme transita entre passado e presente, ganhando o tom de reconciliação ao mostrar o poder transformador das palavras, quando usadas com amor e empatia. O desfecho celebra o perdão e reforça que o diálogo e o amor expresso em gestos e palavras são caminhos positivos para as relações familiares.


Para a dupla Fernando Duarte e Henrique Del Lama, vice-presidentes de criação da AlmapBBDO, "essa é mais uma produção para consolidar o Boticário como uma marca de grandes histórias, disposta a provocar a sociedade a discussões importantes, mesmo quando o mais simples seria apostar apenas no óbvio e no mais confortável”, comentam.


ESTRATÉGIA DE VAREJO

Neste ano, além da campanha emocional, o Boticário amplia sua presença no período mais especial do varejo com uma estratégia robusta focada em presentear, marcada por iniciativas pioneiras e ações exclusivas. A marca mais escolhida para surpreender com presentes* será a primeira a exibir conteúdo proprietário em uma plataforma de streaming, com estreia no Globoplay, e também protagoniza uma inserção inédita na comemoração de final de ano da TV Globo, reforçando sua presença nos principais momentos de consumo de mídia. O Boticário será a primeira marca de beleza a se associar à mensagem de fim de ano da emissora, e a parceria prevê inserções na TV Globo e desdobramentos 360° no digital.


Nacionalmente, a temporada conta ainda com forte plano de influenciadores, ativações regionais por todo o Brasil, experiências imersivas e iniciativas especiais em São Paulo — incluindo projetos inovadores em OOH, como trem iluminado, túnel aromatizado na Avenida Paulista e parceria inédita com a Uber para impulsionar fluxo às lojas, além da inédita Casa do Natal do Boticário, que tem a expectativa de receber cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três finais de semana em que estará aberta na capital paulista, com experiências de personalização que reforçam o carinho e o afeto no ato de presentear.


FICHA TÉCNICA


Agência: AlmapBBDO

Anunciante: O Boticário


Título: Álbum de fotos

Produto: Institucional

Campanha: Natal 2025


Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Pernil

Vice-Presidentes de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama

Criação: Catharina Mendonça, Daniel Trimer, Guto Merino e Leonardo Zardo


Head de Inovação Criativa: Sérgio Mugnani

Head de Conteúdo: Renan Bianco

Diretor Criativo (Key Visual): Marcus Sulzbacher

Designer (Key Visual): Mariane Ayrosa

Gestão Projeto (Key Visual): Caroline Rua e Monyque Klautau

Chief Impact Officer e VP de Atendimento e Negócios: Camilla Massari

Atendimento: Andressa Duo, Guilherme Lopes, Isabella Oliveira, Isabella Barreto e Gabrielly Muniz

CSO: João Gabriel Fernandes

Estratégia: Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon e Núbia Yoshiura

COO: Rafaela Alves

Mídia: Francisco Custódio, Suellen Kiss, Laura Ramos, Steffany Ribeiro, Ana Carolina da Silva, Pedro Henrique, Letícia Cavalcante, Ana Beatriz Aguiar e Thays Souza



Produção Fotográfica

Art Buyer: Tereza Setti e Alessandra Rodrigues

Prod. Executiva: The Box

Fotógrafo: Josefina Bietti

Styling: Fabi Leite

Beleza: Patrick

Casting: People

Pack: Boreal



Produção Gráfica:

Produtor Gráfico: José Roberto

Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro

Tratamento de Imagem: Triple A

Arte Final: Almap BBDO

Revisão: Eliana Pavan



Produção Digital:

Head of Creative Tech: Lillian Cavallini

Gerente de Projetos: Juliana Sousa e Luan Thafarel

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva e Julia Ramos



Produtora de Imagem:

Produtora de Imagem: THE YOUTH

Direção Executiva: Carol Cherobim, Eduardo Lubiazi, João Machado e Yuri Maranhão

Produção Executiva: Carol Cherobim e Chico Pedreira

Atendimento: Carol Cherobim, Camila Pires e Lu Krasa

Coordenação de Produção: Carol Cherobim e Stefanie Korb

Financeiro: Iza Lubiazi e Thiago Duarte



Direção: YOUTH


Assistente Criativa: Bibo Leal


1° Assistente de Direção: Flávia Meszberg


2° Assistente de Direção: Artur Miller e Ana Bianco


Diretor de Fotografia: Yuri Maranhão


Assistente de Fotografia: Johann Stollmeier


Diretora de Produção: Nani Matias


Direção de Arte: Martino Dornelles Piccinini


Assistente de Direção de Arte: Alice Barcelos e Helena Ganzert


1° Assistente de Produção: Kayane Cabral Bonin e Adriana de Assis Lira


Assistente de Produção/Financeiro: Kayelle Cabral Bonin


Ajudantes de Produção: Andressa de Campos Charneski Tszesnioski, Carlos Roberto BoninCabral e Mateus Souza Martins e Djerold Luiz da Silva


Motorista de Produção: Roni Alves Matias


Produtor de Arte: Felipe Dias


Assistente de Produtor de Arte: Carol Angelo


Layouts de Arte: Alice Barcelos e Tomás Piccinini


Produtora de Objetos: Gislaine Leal


Assistentes de Objetos: Julia Rocha e Ana Paula de Freitas


Props Álbum: Francisco Wolf


Ajudantes de Objetos: Joel Paes Filho, Douglas Chamber Alves Pereira, Elton Mendes da Silva, Rubens Francisco dos Passos, Marcelo Eduardo de Lima de Araujo, Eduardo Henrique, Monteiro Pinto, Julia Crozera Munhoz, Julio César Mendes de Souza, Felipe de Oliveira, Germano da Silva, Ramon Veiga e Havlyson Langer


Equipe de Cenografia: Eliel Ferreira da Silva, Jose Alejandro Corrales Pena, Mateus dos Santos Silva, Daniel Ferreira, Luiz Henrique Bandeira, Adriano Garcia de Lima, Pedro Henrique de Abreu da Silva, Luiz Henrique bandeira e Rogerio Modelski


Equipe de Pintura: Francisco Henrique de Almeida Venancio, Fausto Victor Inacio Alef, Rodrigues de Almeida, Wulian Douglas Gomes Felippe , Antonio Elisio Alves de Oliveira, Bruno Tadeu de Souza, Isaac Boddy Cruz, Tiago Boddy Cruz, Mario Sérgio de Lima Barbosa, Alexandre de Lima Barbosa, Marcelo Prado, Neverson Luiz da Silva e AngeloSoares


Contrarregras: Rodrigo Bernardi e Michel Kuchnier


Efeitista: Jonathan Rodrigues dos Santos


Estagiários de Arte: Ana Julia Santos


Figurinista: Nanda Sansone


Assistentes de Figurino: Ana Cecília Zanotti Cotta e Yuri - Heloisa Yuri Kobayashi


Motorista de Figurino: James - José Flávio Barbosa dos Santos Produções e Luan Victor Santos Barbosa da Silva


Envelhecista: Lair Sousa


Camareira São Paulo: Neusinha - Neusa Aparecida do Carmo Aquino


Camareira Curitiba: Eloá Rosa Xavier, Jaqueline Rodrigues de Lima e Aparecida Gomes da Silva


Still - Prova de Figurino: Ana Rita Schwaner e Daniel Siwek


Manicure: Hingrid Caroline Silva Santos


Equipe de Caracterização Camarim Brasil: Westerley Dornellas


Assistentes de Caracterização Camarim Brasil: Saraça Maejima, Tatiana Mendes, Sabrina Nelita e Malu Krin


Assistentes de Caracterização Curitiba: Mayara Nadine Nassar, Bianca de Castilho e Paulo Henrique Stein Gobbo


Maquiadora/Beauty: Vivian de Lima Reimann


Assistentes de Maquiagem/Beauty: Beatriz Nogueira Beato e Raul Kruger


Produtoras de Casting: Renata Scheidt e Flávia Cocozza


Assistentes de Casting: Flávia Souza e Jaqueline Teodoro


Casting: Bruna Guimarães, Camila dos Anjos, Tóia Ferraz, Gustavo Pace, Sérgio Wesley, Giovanna Negrelli, Luísa Ceglia, Mel Bech, Isadora Nunes e Melissa Baraus


Dublê: Ester Marques


Platô: Enzo Marlos Balbinot e Mateus Souza Martins


Locação: Estúdio Vieira


1° Assistente de Câmera: Rodrigo Gonçalo Fernandes de Jesus - Briza


2º Assistente de Câmera: Adriano Santos Araujo, Murilo Ruocco de Pelli e Carlos Eduardo Puchivailo


Video Assist: Ana Torres e Leticia Gabriela Zarpelon dos Santos


Logger: Endy Albuquerque


Stead: André Chesini Okimoto


Som Direto: Trovão - Elenton Zanoni Eugenio da Silva


Técnico de Som Direto: Heitor Augusto Lobo


Chefe Maquinaria: Flavio Romão dos Santos


1º Assistente Maquinaria: Kaue Kruger dos Santos e Harrison Oliveira Fernandes Ajudantes Maquinária: Luiz Rodrigo Machado Cardoso e Cleverson Gomes de Castro


Chefe de Elétrica/Gaffer: Ricardo Pirolla


1º Assistente Elétrica: Leonardo Vinicius Vendrame Cichon e Carlos Henrique dos Santos

Ajudantes Elétrica: Matheus dos Santos e Matheus Henrique Alves de Oliveira


Projeção: Bruno Duarte Sampaio e Carlos Eduardo Moreira Senra


Making Of: Espuma - João Paulo


Assistente Making of: Eduardo Soltoski de Moura


Manutenção e Catering: Laiz Roche, Kellyn Lino e Anah Eventos


Assistentes Catering: Diego Lino e Jhenyffer Kauny Silva Pedroso


Limpeza: Camila Jaine Ferreira - Esplendor Serviços de Limpeza e Segurança


Transporte: Oliveira Car - Marcelo Pata


Câmera e Equipamento: Back Bros


Infra Produção: ProSet


Consumíveis: Moving Track


Agente de Turismo: Igor Giacomazzi - Via Corporate


Hospedagem: Hotel Slaviero Centro


 


Pós-Produção: COLOSSAL


Produtor Executivo Pós-Produção: Daniel Maia e Mauricio Kazu Yamashita


Produtor: Mauricio Kazu Yamashita


Supervisor de Pós-Produção: Rodrigo Stradiotto


Coordenação de Pós-Produção: Thiago Marra


Finalização: Georges Sakamoto


Montagem: Maria Luiza Machado, Victor Matos e Natália Farias


Edição de TVT: Leonardo Mariani


Motion: Janaína da Veiga


Color Grading: Erick Moraes


Retoucher: Rodrigo Bernardelli


 


VFX: DOPO


VFX Supervisor: Juliano Storchi


VFX Producer: Jacquelini Lima


Compositor: Juliano Storchi e Leo da Silva


3D Modeler: Gabriela Linhares


FX T.D.: Wesley Sousa


 


 


Produtora de Som: Satelite Audio


Direção Musical: Roberto Coelho e Hurso Ambrifi


Atendimento: Fernanda Costa, Daniel Chasin, Renata Schincariol e Karen Nakamura


Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Bruno Zibordi, Koitty,


Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Luna França


Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban


Romero


Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli


Canto e Locução: Brenda Mayer


 


Aprovação cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Carolina Carrasco, Mariana Tozzini, Ligia Monteiro, Mariana Fiordelice, Letícia Azevedo, Izabella Franceschi, Maryana Orru, Rafaela Lopes e Amanda Kroff


SERVIÇO


Casa do Natal O Boticário


Período: 30 de novembro a 21 de dezembro


Horários: sexta das 12h às 20h


sábado e domingo das 10h às 18h


Entrada gratuita


Local: Casarão Sadocco – Avenida Paulista, 709 – Jardim Paulista, São Paulo – SP


 


*Entre marcas de fragrância, beleza e cosméticos. Fonte: Kantar Insights Brasil - Pesquisa Nacional - 400 entrevistas por onda – Homens e Mulheres/ 18-60a/ Compradores de Presentes do segmento de fragrâncias, beleza e cosméticos em 2024.


 


Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros** foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada* de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.


Fontes:

*Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

**Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;

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