Para Pablo Ramon, professor da área de tecnologia da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), o salto recente no setor é resultado direto da evolução tecnológica. “Realidade virtual e realidade aumentada evoluíram bastante nos últimos anos. Isso foi possibilitado graças a avanços em inteligência artificial, redes 5G e no desenvolvimento de hardware mais acessível, como os óculos inteligentes e sensores avançados, com destaque para Meta Quest e Apple Vision Pro”, explica.
Hoje, RV e RA já são amplamente usadas em áreas como aviação, medicina, segurança e educação, onde simuladores ajudam a treinar profissionais em situações de risco sem exposição real. Mas o crescimento não para por aí, há grande potencial de expansão em ambientes corporativos, em atividades de colaboração remota, atendimento ao cliente e também na indústria criativa, que engloba design, audiovisual e desenvolvimento de experiências interativas.
Esse avanço acompanha um movimento global de transformação digital. Empresas de diferentes setores já utilizam tecnologias imersivas para melhorar processos, treinar equipes e aproximar consumidores de produtos e serviços. Com isso, o mercado de trabalho passa a exigir profissionais preparados para lidar com sistemas digitais, criação de ambientes 3D, análise de dados e integração de dispositivos.
Na contramão da expansão, alguns desafios ainda limitam o acesso a essas soluções, especialmente para o público geral. “Os custos elevados de equipamentos ainda são um desafio para tornar realidade virtual e aumentada mais ao alcance das pessoas: um modelo de entrada custa cerca de R$ 2.600, enquanto versões profissionais podem chegar a R$ 15 mil. Também são impeditivos para a ampla adoção, a infraestrutura tecnológica adequada, como internet de alta velocidade, e a inclusão de acessibilidade para pessoas com limitações físicas”, explica Pablo Ramon.
Com tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, cresce a necessidade por profissionais qualificados e atualizados. É por isso que cursos da área de tecnologia têm atraído cada vez mais estudantes interessados em atuar com inovação, desenvolvimento e sistemas digitais. Na FPB, graduações como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Redes de Computadores preparam o aluno para esse novo contexto, oferecendo formação prática e alinhada às exigências do mercado de trabalho.
Para quem deseja ingressar na área de tecnologia ou se especializar em inovação, o momento é ideal: trata-se de um mercado em expansão, dinâmico e repleto de oportunidades para quem deseja construir carreira em um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo.
Sobre a FPB
Há 20 anos no mercado educacional da Paraíba, a FPB se consolida como referência em inovação, sendo a única faculdade privada do Estado a integrar o Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de qualidade em educação do Brasil. Com seu pioneirismo, foi a primeira a implantar os cursos de graduação em Gastronomia na região, além de manter o curso de Nutrição mais antigo da rede particular ainda em funcionamento na Paraíba. Já formou mais de 8 mil profissionais e oferece hoje mais de 30 cursos de graduação e 100 de pós-graduação, nas modalidades presencial e digital. Pelo Enade 2023, a FPB foi reconhecida como a melhor faculdade privada de Administração em João Pessoa e oferece o melhor curso de Direito entre as instituições privadas de todo o Estado. Também se destaca por sua infraestrutura de excelência, que inclui o maior e mais completo complexo gastronômico educacional do Estado, mais de 30 laboratórios modernos na área da Saúde, Clínica de Psicologia com atendimento gratuito à comunidade, além de espaços de prática profissional como a Agência Júnior, o Núcleo de Apoio Contábil (NAF), Complexo de Comunicação e Escritório Modelo de Arquitetura. Para saber mais, acesse www.fpb.edu.br.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em cerca de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação - parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário