A iniciativa tem incentivo do Edital Sérgio Valença Pezão de Formação Técnica – LAB, promovido pela Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife, por meio da Lei Aldir Blanc.
A equipe de professores é formada por especialistas do Recife e de outros estados. “O conteúdo inclui desde temas que se referem às necessidades específicas das pessoas com deficiência, passando por aulas de escrita e análise de frase, enfatizando a técnica da roteirização da audiodescrição de imagens estáticas, bidimensional e tridimensional” explica Liliana Tavares, produtora executiva e coordenadora pedagógica. “O foco é na produção da audiodescrição para acessibilizar ambientes de cinco museus da cidade do Recife permitindo o acesso ao conteúdo imagético e beneficiar além de pessoas com deficiência visual, pessoas com déficit de atenção, com deficiência cognitiva, com baixo letramento, crianças do espectro autista ou com síndrome de Down”, acrescenta Tavares.
Além dos alunos serem apresentados à audiodescrição - AD (tradução de imagens), eles produzirão conteúdos acessíveis para o Museu Cais do Sertão, o Paço do Frevo, o Museu da Cidade do Recife, o Museu do Estado de Pernambuco e o Museu do Homem do Nordeste, colaborando para tornar essas instituições mais inclusivas.
Para se candidatar a uma das vagas, é necessário preencher o formulário que será divulgado em breve no perfil do Instagram @comacessibilidades. O concorrente precisa atender os requisitos listados na inscrição, entre eles, morar ou atuar profissionalmente no Recife e principalmente, ter total disponibilidade de horário entre os dias 22 de janeiro e 22 de março de 2022, para atender às aulas e fazer as atividades em grupo completando no mínimo 80% da carga horária de 60 horas com aulas ministradas no formato híbrido, presencial e on-line (síncrona e assíncrona).
COM Acessibilidade Comunicacional
A COM Acessibilidade Comunicacional. Produz e executa projetos de acessibilidade comunicacional (audiodescrição, Libras e legenda LSE) nas áreas das artes, da cultura, do esporte, do lazer, da mídia e da educação, procurando gerar soluções e executar ações que promovam a inclusão, contribuindo para a autonomia e para o empoderamento de pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Serviço:
Curso: Formação de audiodescritores para museus: construindo acesso para pessoas com deficiência visual.
Carga Horária: 60 horas
Formato: híbrido, presencial e on-line (síncrona e assíncrona)
Data para inscrições: de 08/01/2022 a 16/01/2022
Público alvo: pessoas com ou sem deficiência visual que tenham experiência de, no mínimo, 03 (três) anos de atuação comprovada na área museal ou de exposições, com formação/graduação em um dos seguintes cursos: História, Museologia, Artes Visuais, Letras, Pedagogia, Jornalismo, Turismo e Ciências Sociais, entre outros afins; que tenham total disponibilidade de horário (segundas, quartas e sextas das 15h às 18h e alguns sábados e internet estável para acompanhar 3h de aula.
Realização das inscrições: formulário no Instagram @comacessibilidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário