terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Abertas as inscrições para oficina “Poesia: uma lente para ver o mundo”


“Para que serve a poesia? Para que serve a morte? (...) Para que servimos? Se uma pessoa lê uma poesia e se é digna dela, a recebe e agradece e sente emoção. E não é pouco isso. Sentir-se Comovido por um poema não é pouco. É algo que devemos agradecer”.
O trecho, do escritor argentino Jorge Luis Borges, é uma das reflexões discutidas na oficina “Poesia: uma lente para ver o mundo”, que está com inscrições abertas. A iniciativa, que será facilitada pela poeta Katarine Araújo, acontecerá em fevereiro, convidando os participantes a mudar o olhar para o cotidiano, exercitando uma ressignificação poética, que pode ser percebida mesmo na rotina mais corriqueira. A formação, que disponibiliza 20 vagas gratuitamente, é realizada por meio da Lei Aldir Blanc Pernambuco e da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE). 

Ao todo serão realizados quatro encontros virtuais, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, com o objetivo de estimular o acesso à subjetividade poética dos participantes, através de reflexões acerca da poesia e do fazer poético. A oficina contará com leituras e discussões sobre pequenos textos, de autores como Marina Tsvetáieva, Sophia de Mello Breyner, Audre Lorde, Rainer Maria Rilke, entre outros. Também está prevista a realização de exercícios de escrita, que irão culminar na criação de um texto poético por encontro. 

A ideia é que, a partir dos poemas criados ao longo da oficina, seja feita uma curadoria, que dará origem à uma antologia poética, a ser lançada ainda no primeiro semestre de 2021, em formato de ebook. 

Qualquer pessoa a partir de 18 anos, interessada pela leitura e pela escrita pode se inscrever através do link https://tinyurl.com/poesiaumalente, apresentando uma carta de intenção. É preferível que a/o candidata/o demonstre disposição para compartilhar e publicar os seus textos. As inscrições estarão abertas até o dia 21 de janeiro ou enquanto houver disponibilidade de vagas.

A lista dos selecionados para participar da oficina será divulgada no dia 26 de janeiro. 

Sobre a facilitadora - Katarine Araújo nasceu em Recife em 1988. É advogada, poeta e moradora de Olinda. Escreve desde 2006, quando começou a publicar virtualmente seus poemas através de blogs. É uma das responsáveis pela criação, curadoria e mediação do projeto Leia Mulheres Olinda, clube de leitura voltado para o fomento do consumo e debate da literatura produzida por mulheres. Lançou seu primeiro livro de poemas em 2016. A obra Visceral foi publicada de forma independente pela Cartonera do Mar. Está entre as escritoras que compõem a antologia No entanto: dissonâncias, publicada pela editora Castanha Mecânica, em janeiro de 2019. Em 2021, lançou o livro O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas, pela Confraria do Vento.



Serviço:

Oficina “Poesia: uma lente para ver o mundo” (on-line)

Facilitadora: Katarine Araújo

Inscrições gratuitas: https://tinyurl.com/poesiaumalente

20 vagas

Informações: oficinapoesiaumalente@gmail.com

Encontros: Quartas-feiras, 2 ,9, 16 e 23 de fevereiro, das 19h às 21h


Nenhum comentário:

Postar um comentário