quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Especialista dá dicas para quem deseja zerar as dívidas no ano novo



A maior preocupação de grande parte da população são as dívidas acumuladas de um ano inteiro e as que estão por vir com o começo de um novo ano. Todo cuidado é pouco para não ficar com o nome sujo. Parcelamentos e cheque especial são os grandes vilões nessa missão. O professor do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Reis Rocha, explica que “se estiver utilizando o cheque especial, faça uma negociação para que fiquem parcelas fixas, evitando qualquer dívida de crédito rotativo, esse sim corre o risco de se transformar em bola de neve e ficar impraticável para os próximos meses”.

Outra dica para quem deseja começar o ano com o pé direito é focar no planejamento financeiro, colocando todos os gastos que teve no final do ano e os gastos que terá nos próximos 6 meses. Se o caso for de dívidas em atraso, procure o seu banco e renegocie, as deixando com parcelas fixas e coloque-as em seu planejamento. O coordenador ainda explica que é muito eficaz no momento de diminuir os gastos, a elaboração de uma lista de compras que precisam ser feitas logo em janeiro, como, por exemplo, fardamento, material escolar e não esquecer de incluir os impostos, IPVA e IPTU.

“Verificar todas as entradas e saídas, ponderando e verificando o que você pode parcelar, pagar à vista, possíveis descontos e analisar, onde você tiver vantagem pague no ato da compra, se não houver nenhum desconto, não é interessante fazer o pagamento sem ser parcelado”, concluiu Reis Rocha. Se após realizar todos os pagamentos e fazer o seu planejamento, sobrando dinheiro, só é interessante fazer o adiantamento de parcelas se você for ganhar algo com isso, como, por exemplo, descontos, se não existir essa possibilidade, deixe o dinheiro aplicado ou guardado para quando chegar o momento de efetuar o pagamento.

Dicas do especialista para manter contas em dia:


- Planejamento; 

- Controle dos gastos; 

- Evitar compras desnecessárias;

- Negociar dívidas atrasadas;

- Evitar crédito rotativo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário