quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Planejamento financeiro pode ajudar a manter as contas no azul em 2022



O cenário econômico para 2022 ainda está instável, e analistas consideram que o ano será desafiador para a economia brasileira: com a inflação em alta e os juros subindo, o mercado financeiro prevê um crescimento de 0,36% este ano. Por isso, é importante que tanto empreendedores e microempreendedores quanto quem guia o orçamento familiar se organizem desde cedo - e o planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para quem quer evitar surpresas.

O planejamento financeiro é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a determinar quais os objetivos para aquele ano e o que deve ser feito para alcançá-los, otimizando a tomada de decisões e embasando estratégias de negócios.

Essa organização financeira também pode permitir manter o negócio em funcionamento num cenário instável, fornecendo ao empreendedor informações como as áreas com maiores ganhos, quais são as despesas e onde pode se tornar mais eficiente. Para Ricardo Passos, Diretor de Desenvolvimento da Central Sicredi NNE, o planejamento financeiro permite ao empreendedor tocar sua empresa com mais tranquilidade e, baseado em dados concretos, tomar as melhores decisões, fortalecendo o seu negócio e possibilitando a realização dos sonhos pessoais e profissionais.

A primeira etapa é alinhar o planejamento aos objetivos da empresa para aquele ano: se a ideia é abrir novas operações, por exemplo, é preciso saber de onde virá o dinheiro necessário. A partir daí, o empreendedor precisa estabelecer metas levando em consideração diferentes cenários, que vão desde os mais positivos a situações imprevistas e adversas.

Em casa não é diferente: com preços altos e salários mais enxutos, as famílias precisam se adaptar para que o rendimento mensal não se esgote antes do final do mês. Colocar na ponta do lápis todas as fontes de renda e as despesas das pessoas que compõem o núcleo familiar, cortando itens e serviços supérfluos, é uma boa maneira de começar a se planejar.

De acordo com Ricardo Passos, muitos empreendedores e famílias não possuem o conhecimento ou o tempo necessários para a elaboração de um planejamento financeiro adequado. No Sicredi, os associados possuem acompanhamento e produtos elaborados de forma segura, consciente e responsável para pessoas físicas e jurídicas, evitando endividamentos.

A instituição possui, ainda, um programa nacional de educação financeira, o Cooperação na Ponta do Lápis, que busca mudar a forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário