quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Valor Carreira 2021: Pfizer lidera o ranking das melhores empresas em Gestão de Pessoas



Na 19ª edição da pesquisa Valor Carreira - As Melhores na Gestão de Pessoas, realizada pelo Valor Econômico com a consultoria Mercer, 35 empresas se destacaram no ranking das melhores na gestão de pessoas, sendo a biofarmacêutica Pfizer a grande campeã de 2021. O estudo busca avaliar os fatores que vão levar a empresa a prosperar em um contexto cada vez mais disruptivo e entender a força de trabalho nesse novo ambiente e o quanto a companhia está prosperando na visão de seus funcionários.

A escolha das empresas eleitas foi baseada em uma pesquisa da Mercer, que avaliou 117 companhias e leva em conta o índice de engajamento e prosperidade dos funcionários, que mede o quanto a companhia oferece condições para que o indivíduo e o negócio prosperem. O propósito é avaliar o quanto as companhias brasileiras estão alinhadas aos objetivos da gestão de pessoas, que incluem uma experiência positiva dos colaboradores nos âmbitos do bem-estar físico, mental, financeiro e de carreira, especialmente após quase dois anos de pandemia.

“Os patamares de satisfação dos colaboradores nunca foram tão elevados. O aspecto da remuneração apresentou uma leve queda, mostrando alguns efeitos da crise econômica causada pela pandemia. Os profissionais expressaram dúvidas quanto à possibilidade de realizarem certos sonhos, o que demonstra que a saúde financeira está atrelada à saúde emocional”, analisa Antonio Salvador, líder da unidade de negócios de career da Mercer Brasil.

As vencedoras de 2021 se destacaram pelo olhar mais consciente na saúde e bem-estar dos funcionários, por possuírem uma liderança disposta a ouvir demandas individuais e de carreira nesse período e pelo esforço de premiar, valorizar ou reconhecer sua força de trabalho. A Pfizer chegou à primeira colocação entre as empresas destacadas por iniciativas que valorizam as demandas das equipes, tendo o cuidado com o bem-estar como prioridade número um na agenda de RH.

O ranking final foi composto pelas cinco empresas com maior nota em cada uma das sete categorias (por número de funcionários), totalizando 35 vencedoras. Na categoria de 100 a 500 funcionários, a empresa campeã foi a Rio Branco Distribuidora de Petróleo. Considerando de 501 a 1.000, quem se destacou neste ano foi a Kles. No grupo de 1.001 a 1.500 funcionários, a campeã foi a Pfizer, enquanto a Liberty Seguros conquistou o primeiro lugar na categoria de 1.501 a 3.000 funcionários. A Construtora Barbosa Mello foi a destaque no grupo de 3.001 a 7.000 funcionários e a Usina São Martinho no de 7.001 a 17.000 funcionários. No grupo das empresas com maior número de funcionários, se destacou o Grupo Petrópolis.

“Todas as empresas afirmam que estão passando por processos de transformação no sentido de criar um ambiente de trabalho saudável, que tenha engajamento. Os gestores de RH estão participando ativamente desse processo. Além disso, entre as empresas vencedoras, os departamentos de RH estão se reformulando e liderando mudanças internas para fazer frente aos novos cenários colocados pela pandemia”, finaliza Salvador.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário