quinta-feira, 20 de março de 2025

Moura Dubeux alcança resultado recorde e consolida expansão em 2024



Conforme resultados do quarto trimestre de 2024, que protocolou nesta quarta-feira (19/03) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Moura Dubeux (MDNE3), líder do mercado imobiliário do Nordeste, registrou, no ano passado, lucro líquido de R$ 251 milhões e margem líquida de 16,0%.
Os resultados corroboram a eficácia de sua estratégia de promover a diversificação de produtos e a expansão geográfica, iniciada após seu IPO, em fevereiro de 2020.


Desde sua abertura de capital, a empresa apresentou crescimento robusto, com aumento de quase quatro vezes no volume de lançamentos, saltando de R$ 670 milhões em produtos anuais para R$ 2,5 bilhões em 2024. No período, foram 68 novos empreendimentos, totalizando R$ 7,8 bilhões em lançamentos líquidos. “A diversificação do portfólio, que inclui desde Condomínios tradicionais até as linhas Beach Class e Mood, sendo esta a marca destinada à média renda, foi um dos pilares que impulsionou o nosso crescimento”, salienta o CEO Diego Villar.


As vendas também evoluíram de modo significativo. “De R$ 700 milhões em 2020, saltamos para quase R$ 2,4 bilhões em 2024, um recorde, acumulando R$ 7,1 bilhões em cinco anos. Mantivemos nosso VSO (Vendas sobre Oferta) dentre os melhores do setor, mesmo em um Brasil desafiador, tanto política quanto economicamente, enquanto crescíamos a uma taxa média de 40% ao ano”, enfatiza o executivo.


As vendas líquidas em 2024 significaram aumento de 61,2% em relação ao valor de R$ 1,5 bilhão de 2023. O indicador de venda sobre oferta VSO foi de 54,3%, com crescimento de 8,7 pontos percentuais na comparação com o ano anterior.


A expansão geográfica também foi marcante, com a abertura de duas novas regionais (Sergipe e Paraíba) e a consolidação da liderança em centros turísticos nordestinos. Além disso, a Moura Dubeux ampliou sua atuação de 21 para 54 canteiros de obras e aumentou seu quadro de colaboradores de 1,1 mil para mais de 7 mil.


A receita líquida de 2024 foi de R$ 1,6 bilhão, com aumento de 36,4% sobre o montante de R$ 1,2 bilhão de 2023. O lucro bruto consolidado alcançou R$ 527 milhões, com margem bruta de R$ 33,5 milhões. O EBITDA ajustado foi de 18,4%, avançando 0,8 ponto percentual em relação ao ano anterior.


A Moura Dubeux também manteve uma alavancagem financeira baixa, com dívida líquida representando 7,0% do patrimônio líquido. O que possibilitou o iniciou de um ciclo recorrente de pagamento de dividendos, com o compromisso de distribuir pelo menos R$ 50 milhões semestralmente.


“Com uma estratégia clara de diversificação e expansão de negócios, nosso objetivo é atingir R$ 3,5 bilhões em vendas e lançamentos anuais nos próximos cinco anos”, ressalta Diego Villar. A consolidação do modelo de Condomínio, o fortalecimento da Mood e o lançamento da marca Única, voltada ao segmento da Minha Casa Minha Vida, juntos, serão os motores dessa expansão.


“Fechamos 2024 e iniciamos 2025 com resultados sólidos. Com um histórico de sucesso desde seu IPO em 2020, a Companhia consolida sua posição de liderança no Nordeste, onde atua há mais de 40 anos, e apresenta perspectivas promissoras para os próximos ciclos”, acentua Diego Villar.


Resultados do quarto trimestre de 2024


As vendas e adesões líquidas no quarto trimestre somaram R$ 521 milhões, com crescimento de 31,2% em relação ao mesmo período de 2023. O índice de distratos foi de 9,6% das vendas brutas, mantendo-se em patamares baixos e refletindo a aceitação dos produtos da Companhia no mercado.


A receita líquida alcançou R$ 368 milhões, com aumento de 30,0% frente aos R$ 283 milhões registrados no quarto trimestre de 2023. Tal incremento explica-se principalmente pela maior contribuição da incorporação, com o avanço físico gradual dos projetos deste modelo lançados nos últimos anos.




Sobre a Moura Dubeux: 


Atuando há mais de 40 anos no segmento de edifícios de médio e alto padrão, a Moura Dubeux, que integra o Novo Mercado da B3 (MDNE3) desde fevereiro de 2020, é a primeira em market share na Região Nordeste. Tem forte presença, ainda, no segmento composto por flats, hotéis e resorts, voltado aos consumidores de alto padrão e estrangeiros. Tendo iniciado suas atividades em Pernambuco, também está presente no Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

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