sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Sempre em movimento, Kamau reafirma seu lugar com o lançamento de “EST…”



Créditos: Thomas Teixeira

Entre ser fiel à própria essência e permanecer relevante por tantos anos em um mercado musical volátil, o rapper e produtor Kamau encontrou o equilíbrio necessário para dar o melhor de si em um ambiente onde se sente mais confortável.
Esta dualidade, interna e externa, de Ser e Estar, descrita por um único verbo em muitos idiomas, é o fundamento do EP “EST...”. O novo projeto musical do MC que estará disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm a partir desta sexta-feira (11).

Ouça 🎶 Aqui

Composto por nove faixas — “EST… (SER)”, “DALE”, “ENQUANTO ISSO…”, “(HÁ) ESSÊNCIA”, “MAIS QUE ISSO”, “RITUAL”, “É…”, “CASA” e “EST… (ESTAR)” —, o EP foi produzido e gravado pelo próprio Kamau. As poucas exceções trazem gratas surpresas. Em “EST...”, o MC convidou DJ RM para cinco faixas, DJ Erick Jay (que, além de ter cinco títulos mundiais, trabalha com Kamau desde 2008 nos shows) para uma faixa e DJ Nyack para duas. Além disso, Kamau divide a escrita e vocais com o nativo de Los Angeles Kid Abstrakt. 



“Ouvi uma música dele num post de uma marca que acompanho e fui procurar mais coisas. Comentei que era fã do trampo e começamos a trocar ideia. Descobri que ele é filho de brasileira e nicaraguense e torce para o Corinthians, como eu. Aí trocamos muitas ideias, chamei ele para esse som e ele me chamou para um som dele (“Sempre Sonhando”, do álbum “Still Dreaming”). E, no meio desse processo, descobrimos que ele já era fã do meu som, que ouviu no [videomagazine de skate] 411VM 64, onde tinha um som do meu grupo que ele sempre voltava o vídeo para ouvir”, explica Kamau sobre essa parceira. 



Kamau abre o EP com a faixa “EST... (Ser)”, trazendo questionamentos pessoais e revelando sentimentos e ideias que demonstram sua ligação intrínseca com a arte, e fecha com “EST… (Estar)”, conectando com a primeira faixa — a conexão de Ser e Estar, e não apenas no sentido literal mas também para responder as perguntas feitas no refrão, como: “Como precisamos ser?”; “Onde precisamos estar?”



“Essas perguntas são feitas por nós mesmos e também por muita gente de fora, sem saber o que se passa em nossas mentes, achando que sabem o que é melhor para nós. Acho que minha busca é ser o melhor que eu puder, onde eu puder estar melhor. Mas é difícil definir em poucas palavras...”, compartilha. 



O EP chega após o reverenciado “Documentário”, lançado em fevereiro deste ano. Ao longo de 27 anos de carreira, esta é a primeira vez que Kamau disponibiliza dois trabalhos "cheios" no mesmo ano, mostrando que nunca estaciona. Kamau pode até não estar na prateleira que o mercado espera, mas sempre fará valer o rap que respeita, reverência e propaga os fundamentos.



“ESTA…” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário