Um total de 782,75 quilos de resíduo de lixo gerado no evento foi corretamente destinado. Os materiais reciclados foram separados durante todas as etapas, gerando benefício ambiental e renda para sete cooperativas de catadores, responsáveis pela coleta, transporte, segregação e pesagem dos materiais.
Com as ações ao longo do evento, a Eccaplan, por meio do Programa Sou Resíduo Zero, conferiu para a Brasilprev, apresentadora do Festival Vamos Passear, o certificado de gestão de resíduos, com padrão de gestão (Z) – Reciclagem + Compostagem.
O evento atuou em parceria com a Cooperativa Reciclando para Viver, no Rio; Cooperativa Bariri Salvador; Cooperativa Pro Recife, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis das Águas Lindas (GOOTARAL), em Belém; Coopamare – Cooperativa de Catadores de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis, em São Paulo; CENTCOOP - Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal; e CATAUNIDOS – Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária e Massalas, em Belo Horizonte.
Cuidado também com areia e lona - A gestão de resíduos foi realizada entre os meses de maio e julho, em sete cidades brasileiras. Lixeiras seletivas de papelão foram distribuídas nos locais e, em conjunto com a equipe organizadora, foi trabalhada a educação ambiental e segregação na fonte.
Foram 275,6 quilos de plástico; 337,3 quilos de papel e papelão; 15,1 quilos de alumínio; 144,75 quilos de lixo orgânico; e 10 quilos de vidro recolhidos. Com a reciclagem, ganham nova vida, evitando sua decomposição em aterros sanitários e diminuindo significativamente a extração de recursos naturais.
Além do material reciclado, a areia e a lona utilizadas no evento também foram reutilizadas. As comunidades locais e os parques que tiveram etapa do festival em Belém, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo receberam 144 mil quilos de areia em doação. E 100 m2 de lona serão transformados em 200 necessaires.
Assim, o Festival Vamos Passear 2024 vai muito além de ser apenas um evento esportivo, com uma abordagem integrada de responsabilidade social, ambiental e econômica. O evento foi inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, ofereceu estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.
"A Brasilprev tem o prazer de ser a apresentadora do Festival Vamos Passear há muitos anos, reforçando o compromisso com a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. Estamos engajados em apoiar iniciativas culturais e esportivas que ofereçam entretenimento e benefícios para a saúde, e esta é uma iniciativa que se alinha perfeitamente com nossos valores e objetivos", afirma Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev.
Rio, Salvador, Recife, Belém, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte receberam o evento - O Rio de Janeiro abriu o Festival Vamos Passear no dia 26 de maio, com 4.000 participantes. No dia 9 de junho foi a vez de Salvador (BA), com 3.500 pessoas. E, no dia 16, o evento chegou no Recife (PE), também com 3.500 inscritos. Já no dia 23 foi em Belém (PA), com 1.500 participantes. São Paulo reuniu 5.000 pessoas no dia 7 de julho. Brasília, no dia 14, teve 3.700 inscritos. E terminou no dia 28, em Belo Horizonte (MG), com 1.500 pessoas.
No total, 22.700 participantes estiveram presentes nas sete etapas pelo Brasil, participando do Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Kids e, também das diversas atrações gratuitas montadas na arena do evento.
Etapas 2024
26/05 – Rio de Janeiro (RJ) - Orla da Praia de Copacabana - realizada
09/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã - realizada
16/06 – Recife (PE) – Praia do Pina - realizada
23/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia - realizada
07/07 – São Paulo (SP) - Parque Villa-Lobos - realizada
14/07 – Brasília (DF) - Parque da Cidade Sarah Kubitschek - realizada
28/07 - Belo Horizonte (MG) - Parque Municipal Juscelino Kubitschek - realizada
O Festival Vamos Passear foi apresentado pela Brasilprev, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, com organização do Instituto BR Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário