Além disso, os pais devem ficar atentos se a escola oferece a oportunidade de crianças e adolescentes desenvolverem as novas habilidades exigidas aos profissionais do século 21. “Estamos passando por uma transformação no mercado de trabalho, influenciada pela revolução digital e pelas exigências da vida moderna. Novas profissões estão surgindo e muitas outras deixarão de existir nos próximos anos”, comenta a psicóloga Gabriela Oliveira.
Segundo a especialista, o profissional do futuro deve ser um cidadão global, que tenha empatia, seja engajado e que seja ligado às novas tecnologias. “Hoje temos que ter uma aprendizagem criativa, que promova o desenvolvimento de indivíduos para que pensem e atuem de forma inovadora, colaborativa e sistemática, com o desenvolvimento de projetos, trabalhos em grupo e participação ativa dos alunos”, explica a psicóloga.
Em João Pessoa, o ISO Colégio e Cursos apresenta um método exclusivo trazido da Finlândia, um dos países reconhecidos por ter uma das melhores educações no mundo, para oferecer uma nova forma de ensino aos alunos.
O INNOPEDA (Innovation Pedagogy), desenvolvido pela Turku AMK, leva em consideração a revolução tecnológica, que mudou o acesso à informação e também o perfil dos estudantes. A metodologia direciona uma participação mais ativa dos estudantes desde o ensino fundamental. Esses jovens terão habilidades essenciais como comunicação, empreendedorismo, maior participação e capacidade de resolver questões atuais e pensar em um futuro sustentável.
“Hoje, o professor não é o único na sala de aula a deter todo o conhecimento. Por isso, é necessário que o ensino seja uma troca e isso é um traço muito forte no método que estamos oferecendo aos nossos alunos”, explica Marco Viana, diretor do ISO Colégio e Curso.
Outro destaque nesse sistema de ensino é a cultura maker, na qual os alunos são incentivados a colocar em prática o que estudam em sala de aula e nos ambientes de aprendizagem. O storytelling é outra ferramenta importante, pela qual os estudantes aprendem as matérias por meio de histórias. Isso fixa as matérias e estimula os alunos a buscarem mais informações de maneira espontânea.
“O método valoriza a riqueza que constituem as múltiplas experiências dos alunos e professores. É uma oportunidade de enriquecimento e aprendizado pelo modelo da exitosa educação da Finlândia, assim como também, estamos construindo uma experiência de sucesso na Paraíba”, ressalta Marco Viana.
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