Renato Aragão interpreta um tipo diferente do que costuma desempenhar. Bonga é um vagabundo que vive pelas ruas, sozinho e livre, sem muito compromisso. O personagem-título flerta com o perfil de Carlitos, ícone do cinema mudo e principal signo da vasta obra de Charles Chaplin.
Amargurado e solitário, Bonga é um homem humilde que se mantém ao aplicar golpes singelos para comer. O bom coração é outra característica que o aproxima de Carlitos. Ambos também são românticos e se envolvem em truques ingênuos para se manter em um sofrido cotidiano. O lirismo marca os enredos que além de sorrisos, sensibilizam e tocam as plateias pela emoção.
Além do protagonista Renato Aragão, o filme exibido pela TV Brasil reúne personalidades célebres da dramaturgia nacional. O elenco traz alguns astros como Jorge Dória, Orlando Drummond, Maria Claudia e Neila Tavares. O longa tem direção do cineasta Victor Lima.
A trama em cartaz na faixa de cinema da emissora vai além do entretenimento despretensioso e avança na proposta de crítica social. A história contada na tela não se restringe exclusivamente às aventuras da ação e também se distancia da simples comédia pastelão que tanto faz rir no cinema de Os Trapalhões.
Bonga é um personagem mais comedido em cena do que o hilário Didi Mocó, sujeito que marcou a produção artística de Renato Aragão. Enquanto o maltrapilho é mais moderado, sem tantos trejeitos, Didi tem a sagacidade do malandro. Apesar disso, a simplicidade do primeiro pode ter inspirado o desenvolvimento do papel que consagrou o comediante e atravessa décadas de carreira.
A figura caricata representada por Renato Aragão fez história no programa de televisão e nos sucessos da sétima arte com o famoso grupo Os Trapalhões. No entanto, em carreira solo nas telonas, o humorista atua sem os três companheiros de comédia da trupe nessa produção nacional realizada em 1969.
Enredo
Bonga (Renato Aragão) vaga pela cidade sem rumo e aplica pequenos golpes para conseguir o que comer. Quando está em frente a uma boate, o vagabundo conhece Ricardo (Ronaldo Canto e Mello), um playboy do qual se torna grande amigo.
O rapaz é pressionado pelo pai, Dr. Paulo (Jorge Dória), a casar. Com a ajuda de Bonga, o jovem ricaço arma um plano para apresentar uma noiva falsa à família. As coisas se complicam e na hora que Bonga leva uma amiga que conheceu nas ruas e pela qual é apaixonado. Depois de acontecimentos envolvendo um rapto, a moça e o rapaz se casam, enquanto Bonga continua vivendo solitário nas ruas.
Ficha Técnica
País: Brasil. Ano: 1969. Gênero: comédia. Direção: Victor Lima. Elenco: Renato Aragão, Maria Claudia, Ronaldo Canto e Mello, Neila Tavares, Jorge Dória, Leda Valle, Sergio Dizner, Angelo Antonio, Orlando Drummond. Inédito. 104 min. Classificação Indicativa: Livre.
#VemVer
A programação de verão da TV Brasil traz novidades para a grade da emissora. Clássico da teledramaturgia, a novela "A Escrava Isaura" (2004) está em cartaz em um novo horário na faixa nobre, mais cedo, às 20h.
Além do folhetim, o canal apresenta atrações inéditas para públicos de todas as idades. A garotada vai se divertir com o programa de receitas divertidas Tem Criança na Cozinha e as séries infantojuvenis Bugados e D.P.A. - Detetives do Prédio Azul.
Destaques também para produções de dramaturgia como os filmes da coleção da trupe de humoristas Os Trapalhões, a histórica série brasileira Águias de Fogo e o clássico internacional Guerra e Paz. Outra atração é o musical e culinário Canto e Sabor do Brasil. Confira essas e outras atrações na TV, tablet ou celular sintonizados na TV Brasil.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Cine Retrô – "Bonga, o Vagabundo" – domingo, dia 16/1, às 16h, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário