quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Vendas em dezembro: 3 dicas práticas para vender mais no final do ano



O final do ano é sempre um momento de muita expectativa para o mercado varejista. E o comércio já espera crescimento nas vendas, em relação a 2020. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas no Natal de 2021 deve ser 3,8% maior que no ano anterior.
 

E para alcançar estes resultados, o especialista em vendas Alberto Marinho dá três importantes dicas de como vender mais no final do ano. Confira:

Identifique sua persona

De acordo com Alberto, é preciso identificar quem é a persona da sua empresa para entender o que vai interessar a ele. Ele explica que persona é diferente de perfil, persona é o cliente ideal que a empresa recebe. “Pegue as tuas últimas vendas, os meses anteriores e você vai começar a entender quem te compra”, disse Alberto. Sabendo disso, você pode entrar em contato com esse cliente para ofertar algo que ele não tenha comprado ainda. “Lembre-se sempre que o produto ou o serviço mais vendido do mundo é aquele que é mais oferecido”, completou.

Tenha empatia

Uma outra coisa que pode ajudar nas vendas é a empatia. “Isso significa que não é vender por vender. É você se colocar no lugar do outro e entender a necessidade dele e trazer a melhor solução”, frisou o especialista em vendas. Para descobrir qual a necessidade do cliente é preciso ficar atento e observar a comunicação do cliente. “E tem uma pergunta que é crucial, por que você necessita deste produto? Ou porque você necessita deste serviço? Ao fazer essa pergunta o cliente te dará uma resposta e com essa resposta você vai nortear toda a sua venda”, explicou.

Venda é conexão

“E por fim não custa nada lembrar que vendas é relacionamento, é acima de tudo conexão”, afirmou Alberto. Então conecte-se com seu cliente, entre em contato com aqueles que já te compraram; preste um atendimento com muita empatia para quem não te conhece ainda. “Tenha uma abordagem acima da média que, com certeza ainda em dezembro, os seus resultados aumentarão”, finalizou.

Investindo em treinamentos

Ohana Brandão, empresária do ramo de moda praia e beach wear, levou as dicas de Alberto Marinho para toda sua equipe. Ela procurou um treinamento para conseguir um melhor resultado nas vendas, além de proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes e um atendimento humanizado. 

“A equipe se sentiu estimulada para melhorar ainda mais e buscar grandes resultados. Apostamos que será um sucesso neste final de ano e durante todo o verão, que é a nossa alta temporada”, completou.

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