quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Escassez de profissionais de saúde deve ser maior no próximos anos



A pandemia chamou atenção para um dado extremamente importante no setor de saúde: a escassez de profissionais especializados, principalmente de enfermeiros na linha de frente.

Mesmo com os hospitais trabalhando para abrir leitos para atendimento, não havia profissionais suficientes para dar conta da quantidade de pessoas precisando de ajuda.

Um levantamento do Conselho Federal de Enfermagem revela um déficit de pelo menos 17 mil profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A falta de profissionais da saúde também foi destaque em um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontou que o mundo enfrenta uma escassez de 5,9 milhões de enfermeiros.

“Um outro detalhe que também nos preocupa muito é que, nos próximos dez anos, um a cada seis enfermeiros estará se aposentando, deixando então um vácuo nesta área”, explicou a coordenadora do curso de Enfermagem da Unineves, Elenilde Dias Ramalho. Além disso, um dado relevante é que, segundo a pesquisa da OMS, a escassez de profissionais acontece tanto nos países em desenvolvimento, como também nos países desenvolvidos.

Para além da pandemia, temos um aumento considerável na expectativa de vida da população, pois à medida que uma população envelhece, os cuidados com a saúde tornam-se ainda mais necessários. Segundo dados do IBGE, em 2060 um quarto da população brasileira será idosa.

Um estudo global do Conselho Internacional de Enfermagem apontou que 90% das entidades nacionais, ou seja, dos conselhos de enfermagem, temem também esse déficit.

Dentro deste cenário, a formação na área de enfermagem é cada vez mais necessária. Visando atender às demandas do setor, a Unineves Santa Emília de Rodat oferta diversos cursos de graduação na área de saúde.

O profissional de enfermagem pode trabalhar em clínicas, ambulatórios, centros de pesquisa, de ensino, pode se especializar em várias áreas e aí que ele se especialize ele pode buscar, nós temos mais de 50 especialidades. "De acordo com a aptidão de cada um, é possível procurar obstetrícia, ginecologia, pode procurar neonatologia, pediatria, oncologia, centro cirúrgico, gerontologia, metrologia, entre outras”, indicou Elenilde.

A faculdade se destaca pela infraestrutura, que conta com tecnologia de ponta, e pelo corpo docente altamente qualificado e atuante no mercado de trabalho, além da garantia de estágios de qualidade nos hospitais e clínicas do Grupo Neves (Hospital Nossa Senhora das Neves, Clim Hospital Geral, Luppa Laboratórios, Unigastro e Neves Medicina Diagnóstico).

Entre as opções de cursos oferecidos pela Unineves estão os cursos de Enfermagem, Biomedicina e Radiologia. 

Formas de ingresso

O estudante pode ingressar na Unineves de quatro formas: através do processo seletivo da faculdade com a prova tradicional; com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); transferência de outra instituição de ensino; ou realizar o Vestibular para Graduados. 

Serviço


Vestibular Unineves Santa Emília de Rodat

Inscrições: http://www.unineves.com.br

Telefone: (83) 99380-1187

Início das aulas: 7 de fevereiro de 2022

Curso de Enfermagem: 50 vagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário