segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Espetáculo com Fafá de Belém encerrará as homenagens aos 90 anos do Cristo Redentor



O espetáculo “Encontro dos Cristos” aproxima a música popular brasileira do fado português no encerramento das homenagens aos 90 anos de inauguração do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, celebrados em 2021. Gravado simultaneamente no monumento brasileiro e na estátua do Cristo Rei, em Lisboa, o concerto será transmitido em rede nacional no dia 31 de dezembro, às 15h, pelo Canal Brasil.

Foi durante os preparativos para o centenário da Independência do Brasil, em 1920, que o Círculo Católico do Rio de Janeiro angariou fundos para a construção do Cristo Redentor. O monumento, incluído na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO, representa Jesus Cristo em pé, com os braços abertos, em uma postura de amor e paz. Fundado em 12 de outubro de 1931, a estátua possui 38 metros de altura, o que equivale a um prédio de 13 andares.

Esses fatos históricos serão revisitados no espetáculo dirigido pela atriz brasileira Úrsula Corona, que divide a apresentação com o português Diamantino Martins, Embaixador para Cultura e Turismo do Cristo Redentor. A atração principal é Fafá de Belém, que cantará clássicos, como “Ave Maria no Morro” (1942), de Herivelton Martins, cuja letra narra a fé de moradores de uma favela carioca em busca de uma vida melhor, ao serem retirados de seus barracões. As participações especiais, direto do topo do monumento, serão do Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, e do grupo sinfônico Do Ré Mi, do Rio de Janeiro.

O Cristo Redentor inspirou a construção do monumento a Cristo Rei, em Almada, na Região Metropolitana de Lisboa. A estátua foi projetada em louvor a um pedido feito pelo Episcopado português, para que o país mantivesse a neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. A inauguração foi em 17 de maio de 1959, com a presença de mais de 300 mil pessoas. Já em 2008, foi assinada a geminação entre o Santuário de Cristo Rei de Portugal e o de Cristo Redentor do Brasil como “monumentos irmãos”.

“Encontros dos Cristos” também será transmitido em Portugal, por meio da rede de televisão RTP, e no mercado internacional, embarcado no conteúdo de bordo da companhia aérea TAP. O projeto é idealizado pelo produtor cultural brasileiro Omar Marzagão, da Sete Artes Produções, com o português Miguel Braga, da Knook, em coprodução com o Santuário Cristo Redentor e o Santuário do Cristo Rei. O apoio é da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura).

No portfólio, Omar Marzagão assina o show holográfico do Cazuza, realizado em 2013 em São Paulo e no Rio de Janeiro. O profissional é assessor para Ibero-América da World Cities Culture Forum, rede de governos locais e líderes do setor cultural presente em 39 cidades. Omar tem a música em seu DNA. Augusto Marzagão, seu pai, criou o Festival Internacional da Canção (FIC), que eletrizou plateias no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em sete edições, de 1966 a 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário