terça-feira, 14 de dezembro de 2021

 16ª Mostra Brasileira de Dança entra na reta final com espetáculos que variam do clássico ao popular



A partir dessa quarta-feira, dia 15, a 16ª edição da Mostra Brasileira de Dança (MBD) entra na sua reta final, com a exibição de espetáculos, que acontece até o próximo domingo, dia 19. O evento está atraindo um grande público, presencialmente, aos teatros, depois de dois anos sem apresentações. Seguindo todos os protocolos sanitários da Covid, nos Teatro do Parque, de Santa Isabel e Luiz Mendonça, o público tem prestigiado, intensamente, essa retomada. “Estamos muito felizes em receber, novamente, o carinho e o prestígio do público. Essa retomada tem um valor especial para nós”, pontua Iris Macedo, que dirige a MBD junto com Paulo de Castro.

Já passaram pelo evento os espetáculos “As canções que você dançou pra mim” e “Bichos Dançantes”, produções da Focus, do Rio de Janeiro. Na quarta-feira dia 15, a Mostra segue com a exibição do Grupo Experimental, do Recife, que apresenta “Conceição em Nós”, a partir das 19h, no Teatro do Parque. No dia 16, é a vez do grupo Destramelar apresentar “DNA do Frevo”, às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, que fica no Parque Dona Lindu, na zona Sul do Recife. Nos dias 17 e 18, Marcus Katu Buiati e Edson Beserra, de Brasília, apresentam “Velejando Desertos Remotos”, às 20h, também no Teatro Luiz Mendonça.

Uma novidade foi guardada para finalizar a Mostra, no domingo, dia 19: a Noite de Gala, que apresenta três obras clássicas. O evento é uma forma de apoiar e incentivar a presença das academias de dança da cidade durante a Mostra. O Ballet Cláudia São Bento abre a noite com a “Suíte do Ballet Coppélia”, acompanhado, em seguida, da apresentação do grupo Endança, que exibe a “Suíte ao Ar” e, finalizando a noite, a Companhia de Dança Fátima Freitas apresenta “O Quebra Nozes II Ato”. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos no Sympla e custam R$ 30 e R$15, a meia-entrada, ou nos teatros, duas horas antes de cada apresentação.

A Mostra Brasileira de Dança é uma realização da Fervo Projetos Culturais e da Paulo de Castro Produções, através do incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura – SIC, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura do Recife e, na esfera governamental, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA -, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, com apoio da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco – APACEPE.

Abaixo, segue a programação:

ESPETÁCULOS:

DIA 15/12  (QUARTA-FEIRA) – Grupo Experimental (Recife/PE)

 Conceição em Nós - Baseado no documentário longa-metragem Conceição em Nós, que estreou em novembro de 2021, o Grupo Experimental apresenta o espetáculo de dança Conceição, originalmente criado em 2007, agora em um formato que reflete os tempos atuais, com o cenário de desmonte da cultura, de desgoverno no País. É um “mergulho” no tempo em várias direções: a obra nasce no ano de pandemia de Covid 19, quando as pessoas foram impedidas de conviver presencialmente e, mais ainda, a classe artística, cujo modo de produção sempre fora presencial e em coletividade, foi afetada drasticamente, e ficou sem trabalhar. Com a retomada das atividades, Conceição em Nós, se apresenta incorporando em seu cenário, nos adereços, no desenho de luz e nos corpos de um elenco totalmente feminino, a força da arte combatendo os tempos sombrios e, ao mesmo tempo, em renascimento. Sob a direção de Mônica Lira, com dramaturgia de Mônica Lira e Renata Pimentel, Conceição em Nós é uma criação inspirada na festa do Morro, em celebração a Nossa Senhora da Conceição. É uma festa da fé, mas também do sincretismo, do profano e do sagrado.

Sessão única: 19h

Teatro do Parque

Classificação: 12 anos

DIA 17 e 18/12 (SEXTA-FEIRA E SÁBADO) – Marcos Katu Buiati e Edson Beserra(Brasília/DF)

DIA 19/12(DOMINGO) – Noite de Gala

Suíte do Ballet Coppélia - Ballet Cláudia São Bento (Recife/PE) - O Ballet Coppélia é cômico, de dois atos e três cenas, com coreografia originalmente feita por Arthur Saint-Leon, música de Léo Delibes e libreto de Charles-Louis-Étienne Nuitter, baseado em duas histórias de ETA Hoffmann: Der Sandmann e Die Automate. Coppélia é uma história leve e divertida, que remonta à época dos grandes balés de repertório. Conta a história de amor de Swanilda e Frantz, dois moradores de uma pequena vila que estão apaixonados e pretendem se casar, assim que o prefeito da cidade distribuir os dotes e o novo sino da igreja chegar. Nesta vila também mora o Dr. Coppélius, um inventor de bonecos, que tem uma paixão especial pela sua maior criação: a boneca Coppélia. Porém, tudo muda quando Frantz avista Coppélia na janela e se encanta pela moça, sem saber que era uma boneca. A confusão foi armada quando Swanilda e suas amigas invadem a casa de Dr. Coppélius e, ao descobrir que Coppélia era uma boneca, Swanilda veste suas roupas e engana o inventor, que pensa ter dado vida à sua boneca.

Sessão única: 18h30

Teatro de Santa Isabel

Classificação livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário