segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Veja 5 dicas para manter a saúde financeira da empresa



Ter controle dos gastos e recebimentos de uma empresa pode ser o diferencial para uma empresa de sucesso. De acordo com pesquisa do Sebrae, três em cada dez microempreendedores individuais (MEIs) fecham as portas em até cinco anos de atividade. 

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2020, a taxa de mortalidade das microempresas, após cinco anos, é de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%. E uma das principais razões para a mortalidade dos negócios é a não adoção de procedimentos essenciais, como uma boa gestão financeira.

Segundo a consultora de negócios Joana Paula Silva, fazer uma boa gestão e profissionalizar o cuidado com as contas da empresa permite que o empresário tenha documentadas as informações importantes do negócio. “Isso permite que ele trace estratégias para manter a saúde financeira da empresa”, afirmou Joana.

De acordo com a especialista, a saúde financeira da empresa é importante para que o empresário consiga se manter num período de instabilidade sem a necessidade de pegar empréstimos ou pagar juros. 

Sistema de gestão financeira

Uma dica importante é utilizar um sistema de gestão automatizado para controlar as finanças da empresa. “Ele facilita a visualização da real situação através de gráficos, permitindo que o empresário tome decisões assertivas, além dele conseguir identificar o que tem para receber e pagar diariamente por meio de alertas do próprio sistema”, garantiu a especialista.

Um exemplo é o YpControl, sistema paraibano com foco na saúde e eficiência financeira de pequenas empresas. Por meio dele, é possível visualizar informações como contas a pagar e a receber, inadimplência, fluxo de caixa, capital de giro, gestão de cobranças, gestão de contratos, entre outros. Basta alimentar a plataforma com as informações.

"O YpControl auxilia micro, pequenas e médias empresas, monitorando a saúde financeira do empreendimento, como se fosse um eletrocardiograma para o coração, oferecendo alertas caso ocorram anomalias. Dessa forma, é possível analisar se a empresa está indo bem ou não e em quais pontos ela precisa melhorar, tomando uma atitude rápida, para resolver o problema", afirma Cláudio Piomonte, diretor do sistema financeiro.

Dicas para manter a saúde financeira

Separar conta pessoa física da pessoa jurídica;

Definir um valor de prolabore que seja possível a empresa pagar e respeitar a retirada somente desse valor;

Fazer acompanhamento diário do fluxo de caixa;

Fazer um DRE (demonstrativo do resultado do exercício) e traçar metas futuras com base nestes dados;

Utilizar um sistema de gestão financeira que reúna todas as informações em um único lugar para tomadas de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário