segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Fono aponta casos para tratamento independente da idade



Dia 09 de dezembro é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo, profissional especializado na comunicação falada e escrita. Mas se engana quem pensa que somente as crianças possuem dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Há casos em que na fase adolescente ou adulta também é preciso o acompanhamento de um especialista nesse segmento, alerta a profissional Maria Bethânia Mendes. Reabilitação da voz, dificuldades com a dicção, audição e deglutição, dentre outras queixas, devem ser tratadas por esses profissionais capacitados, que tiveram sua profissão regulamentada há 40 anos no Brasil pela lei de nº 6.965 instituída justamente nessa data especial.

Da primeira entrevista a avaliação diagnóstica, tratamento e alta, o fonoaudiólogo trabalha com exercícios focados na necessidade de cada paciente. O período do tratamento e quantidade de sessões depende da patologia e progressão de cada um. Mas como saber que é preciso consultar um especialista? A fonoaudióloga Bethânia Mendes explica que, no caso da infância, os pais a procuram frequentemente quando percebem um atraso na fala. “Eventualmente as crianças que possuem esse atraso muito visível na comunicação, posteriormente são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, afirma.

Quando há trocas de letras na fala, como o “r” pelo “l”, que chega a passar para a escrita, na fase de alfabetização das crianças, também é o caso de ser acompanhado por especialistas em fonoaudiologia. De acordo com Bethânia, adolescentes e adultos podem, ainda, precisar de suporte em dificuldades no ato da alimentação que promovem episódios de engasgo ou quando necessário fazer uso de tratamento ortodôntico. “O fonoaudiólogo precisa intervir para corrigir a postura da língua e evitar que, ao remover o aparelho, a dentição volte para a antiga posição”, explica. “Após um AVC ou profissionais que precisam melhorar o condicionamento vocal, como professores e palestrantes, também buscam cuidar da saúde da voz com o auxílio de um fonoaudiólogo”, completa.

SOBRE BETHÂNIA MENDES

Especialista em desenvolvimento infantil e autismo - em diferentes estágios – a fonoaudióloga Bethânia Mendes trabalha com ferramentas da Análise Aplicada do Comportamento (ABA) nos atendimentos. A profissional possui consultório no RioMar Trade Center e investe em um dos propósitos mais significativos de sua vida pessoal e profissional: levar informação e cuidado às crianças com dificuldade de comunicação e interação social. Atuante em causas como a do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Mendes se destaca pelo vasto conhecimento na área em que atua e pelos métodos eficazes.


 


SERVIÇO:

Consultório de Fonoaudiologia de Bethânia Mendes

Endereço: Rio Mar Trade Center (Av. República do Líbano, 251 – Pina / Recife)

Torre C sala 812

Telefone para contato: (81) 99128-7490

E-mail: mbmfono@gmail.com

Instagram: @bethaniamendes_fono

Nenhum comentário:

Postar um comentário