terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Território Sírius abre inscrições gratuitas para oficinas artísticas



Fabio Vidal (Foto: Divulgação)

O grupo Território Sírius abre inscrições gratuitas para oficinas on-line de contação de história, teatro e canto a partir do dia 25 de fevereiro. Os encontros oferecerão ao público contato imediato com um vasto repertório pedagógico e artístico, entre os meses de março e abril.

O Ciclo de Oficinas Território Sírius reúne três diferentes artistas que irão proporcionar o compartilhamento de conteúdos criativos e técnicos que integram a programação, entre eles: “Contadores de História - Inventação Coletiva”, com Meran Vargens; “Canto On-line”, com Marcelo Jardim e “Atuação Solo On-line”, com Fabio Vidal. O projeto ainda apresentará lives com os ministrantes, integradas às oficinas, nos dias 7, 14 e 21 de março, às 19h, por meio do perfil do Instagram do Território Sírius (@siriusterritorio).

 

Marcelo Jardim promoverá uma experimentação criativa com o canto e a voz a partir de exercícios e atividades que lidam com a consciência vocal e princípios técnicos da voz falada e cantada, levando a desbloqueios e experimentações com o canto e expressividades vocais. As inscrições para a oficina “Canto On-line” se encerram no dia 6 de março. Os encontros ocorrerão aos sábados, dias 12, 19, 26 de março e no dia 2 de abril, de 9h às 12h.

Meran Vargens oferece um espaço de pesquisa e prática de descoberta de modos expressivos a cada participante envolvido em propostas que resgatam a memória individual e coletiva, e promovem sofisticação nos modos de cena, possibilitando que histórias sejam contadas e reelaboradas. As inscrições para a oficina “Contadores de História - Inventação Coletiva” se encerram no dia 14 de março e os encontros ocorrerão às terças e quintas, nos dias 22, 24, 29 e 31 de março, das 19h às 22h.

Fabio Vidal levará ao público, elementos e procedimentos do teatro físico, pautados em uma poética corporal e adaptados ao universo on-line, para construir processos criativos individuais e autorais que proporcionarão o desenvolvimento de dramaturgias e estéticas diferenciadas. As inscrições para a oficina “Atuação Solo On-line” se encerram no dia 25 de março e os encontros ocorrerão às segundas, quartas e sexta, nos dias 4, 6, 8, 11, 13 e 15 de abril, das 19h às 22h.

As inscrições para as oficinas poderão ser realizadas pela internet por meio do site (https://bit.ly/oficinassirius) e a seleção levará em conta o currículo e os objetivos informados pelos inscritos. Outras informações podem ser obtidas pelo site do Território Sírius (territoriosirius.com.br) e pelas redes sociais do projeto (@siriusterritorio).

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário