quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Aprenda como montar um cronograma facial



O primeiro passo para começar a cuidar da pele é saber qual é o tipo dela, se é seca, mista ou oleosa. Essa é uma dúvida frequente nos consultórios, pois muitas vezes é oleosa no centro facial e ressecada nas laterais, levando a uma confusão e uso de produtos inadequados ao seu tipo de pele.

Segundo o Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, a rotina ideal para o rosto vai depender de uma série de fatores, entre eles: sua idade, seu tipo de pele e suas necessidades.

“É muito importante o médico identificar se o paciente tem uma pele oleosa, manchada, fotoenvelhecida, se é gestante ou está amamentando, ou seja, para cada tipo de queixa usaremos um tratamento específico. Além de tudo isso, também temos cuidados especiais com a época do ano, o calor ou frio vai interferir nos produtos utilizados”, completa o dermatologista.

O cronograma facial tem a finalidade de criar uma rotina racional para cada tipo de pele, para cada idade, para cada tipo de necessidade, respeitando as épocas do ano. Alguns produtos são ótimos no skincare, porém não devem ser utilizados diariamente como no caso da esfoliação, então devemos respeitar um cronograma para que ao invés de melhorarmos venhamos a piorar nossa pele.

Veja como manter a pele linda e saudável o ano todo com as orientações do Dr. Fraga:

-  Lavar o rosto de 2 a 3 vezes ao dia com produto adequado para seu tipo de pele.

- Hidratar com vitamina C e finalizar com protetor solar, lembrando que os protetores solares com base, ou seja, com cor são os que mais protegem a pele. A hidratação labial sempre é bem-vinda, pois realça ainda mais o batom!

- Produtos para olheiras, ou seja, para hidratar e clarear também de uso diário, esfoliação somente uma vez na semana evitando o efeito rebote.

- Água micelar após o sabonete tem a função de limpar as impurezas mais profundas e o tônico facial tem a função de desobstruir os poros fazendo que os produtos a serem utilizados tenham uma maior penetração.

- Máscara facial e esfoliação somente uma vez na semana.

O dermatologista ressalta que a nossa alimentação influencia na beleza da pele “Existe a máxima: “somos o que comemos “, e isso funciona não somente para a pele como para todo o corpo. Sabemos que excesso de alimentação industrializada, açúcares, farinhas derivadas do trigo entre outras levam a uma aceleração do stress oxidativo levando a um envelhecimento precoce e também podendo desencadear doenças como diabetes, hipertensão entre outras”, finaliza o Dr. Fraga.


Fonte:

Dr Jose Roberto Fraga Filho

Médico Dermatologista

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica

Médico Fundador e Diretor Clínico da Clínica Dermagynus desde 1992

Instagram: @dermagynus

Nenhum comentário:

Postar um comentário