sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Lançamento Single Jesus, Alegria dos Homens - Bruno Marinheiro

 


Uma das obras mais singelas obras de Johann Sebastian Bach, trecho da cantata BWV 147,  Alegria dos Homens, é a escolha do músico e produtor Bruno Marinheiro para sua estreia nas plataformas digitais. Gravado em 2021, ao longo do processo de montagem de seu home studio, o single será lançado dia 04 de março de 2022, nas principais plataformas de streaming e em vídeo no YouTube.

A escolha desta música passou por questões conceituais e pragmáticas. De acordo com o artista, a pandemia, especialmente o primeiro ano e os momentos de lockdown mais rígidos,  levaram a olhar para dentro de si mesmo e  revisitar muitos momentos da vida, do seu pensamento e da música

“Porque eu trago essas músicas junto comigo por tantos anos? O que elas querem dizer? Essas obras que, dentre tantas que passam pelo repertório de um músico ao longo dos anos, ressoaram com memórias, sentimentos, princípios e valores que trago ao longo de minha vida. Daí a vontade registrá-las. E nada melhor do que registrar obras que realmente tocam em nosso âmago, especialmente para um músico que está se embrenhando na autoprodução, aprendendo sobre os processos fonográficos e de distribuição”

“Pra mim e certamente para muitos músicos, se Deus tem uma voz, essa voz deve soar como a música de Bach. Sua música alcançou tantas formas e expressões, inspirando músicos de tantas gerações... Beethoven conheceu e estudou logo cedo suas obras. Mendelssohn, um dos pioneiros na musicologia histórica, começou o resgate artístico da obra de Bach. Brahms também era um divulgador e apreciador. Mas não para por aí! Na música pop o grupo Jethro Tull fez várias releituras e mais recentemente, por exemplo, MC Fiotti usou um trecho de uma partita de Bach como sample na sua música Bum Bum Tam Tam”

“A música de Bach é sempre tocante, de um tom espiritual, mesmo quando não é sacra. E mesmo nas suas mais singelas, ou nas mais intrincadas e imponentes, fazem arrepiar. Pra mim, tocar Bach é como fazer uma prece pra nos lembrar de como somos pequenos diante da vida e apenas nos redimimos amando ao próximo”
A arte da capa foi concebida pelo artista e quadrinista Jonas Agápito (Instagram @jonasagapito). Bruno e Jonas são amigos desde a infância e sempre compartilharam gostos, especialmente pelos quadrinhos. Ao final da adolescência Bruno abandonou os traços, enquanto Jonas manteve-se produzindo seu universo conceitual próprio. Ao conversarem sobre a possibilidade de musicar as histórias, acabou surgindo a ideia de ilustrar as músicas, através das artes de capa feitas pelo traço ao mesmo tempo intrincado e simples de Jonas.
Esta música será o primeiro de lançamentos que Bruno pretende levar adiante esse ano. Além dos lançamentos desse repertório de violão clássico/instrumental, o músico pretende dar vazão a trabalhos ligados a outras facetas de sua personalidade artística, como a produção de artistas independentes, além de suas pesquisas de fusão entre os Lo-Fi Beats e a sonoridade acústica das cordas dedilhadas, sua área primeira de atuação.
Além de violonista, Bruno Marinheiro produz e coordena, desde 2008, os eventos da PaVio - Paraíba Violões, onde deu vazão ao talento de diversos artistas locais, nacionais e firmou parceria internacional, colocando a Paraíba na rota da  elite do violão. Em 2012 formou a Camerata Filipeia grupo no qual aprofundou seu lado arranjador, produtor, e multi-instrumentista, participando de importantes festivais, como o festival de Inverno de Areia e de Garanhus, bem como aprovando projeto pela lei Augusto dos Anjos para gravação do que seria o primeiro álbum do grupo. Em 2020 participou da produção do Web Festival #EuFicoEmCasaPB e produziu o documentário PaVio: a semente de uma cena da música instrumental”, premiado pela 1a edição da Lei Aldir Blanc em nivel estadual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário