quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Câncer Infantil: incentivar o diagnóstico precoce faz toda a diferença



Projetos apoiados pelo McDia Feliz, por meio do Instituto Ronald McDonald, capacitam profissionais a identificarem primeiros sinais da doença para aumentar chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil.

O Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado no último dia 15, foi criado pela Childhood Cancer International (CCI) como forma de incentivar que o mundo todo faça parte de um movimento de conscientização e de apoio às crianças, adolescentes e famílias impactadas pelo câncer. Grande parte dessa conversa é voltada para a importância de iniciar o tratamento o quanto antes, para aumentar as chances de cura dos pacientes. Para incentivar que isso se torne cada vez mais frequente, parte da quantia arrecadada pelo McDia Feliz é direcionada pelo Instituto Ronald McDonald ao Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, que capacita profissionais e estudantes de saúde a identificarem os primeiros sintomas da doença.

Em 14 anos de programa, mais de 27 mil profissionais e estudantes já foram capacitados, impactando mais de 10 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Desde 2020, o Programa também conta com uma metodologia em um formato totalmente digital. Com os fundos arrecadados em 2021 pelo McDia Feliz, 14 iniciativas apoiadas pelo programa Diagnóstico Precoce foram beneficiadas. Espalhadas por 10 estados, elas estão entre os 66 projetos impactados pela parceria do Instituto Ronald McDonald com o McDonald’s em todo o país.

"Identificar precocemente o câncer infantojuvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos. Os sinais e sintomas do câncer na infância muitas vezes se confundem com os de outras doenças da infância e por isso é importante que os pais fiquem sempre alertas. O câncer hoje é uma das doenças que mais mata na faixa etária entre 1 e 19 anos", destaca o Superintendente Institucional do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves.

Paraíba no combate ao câncer infantil

Na Paraíba, cerca de 100 novos casos de câncer infantojuvenil são diagnosticados anualmente. A boa notícia é que nas últimas décadas o tratamento do câncer na infância e adolescência trouxe resultados positivos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 70% das crianças e adolescentes acometidas pela doença conseguem ser curados, sobretudo nos casos em que o câncer é diagnosticado e tratado logo no início.

“O diagnóstico precoce e o acesso aos serviços de média e alta complexidade são decisivos para garantir o tratamento adequado, a sobrevida e a cura do paciente” destaca Andréa Gadelha, oncopediatra e presidente da Associação Donos do Amanhã, instituição que apoia crianças e adolescentes com câncer de todo o estado que fazem tratamento em João Pessoa.

A Associação Donos do Amanhã é beneficiada pelo Instituto Ronald McDonald na Paraíba e recebe recursos provenientes de campanhas como o McDia Feliz. Desde 2003, a campanha arrecadou recursos no estado para construir e equipar os setores ambulatorial e de internação da ala infantil do hospital de referência, além de proporcionar a aquisição do terreno e a construção da sede própria da instituição, com toda a infraestrutura necessária para apoiar cerca de 210 crianças carentes e seus familiares nos dias de tratamento em João Pessoa, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes e seus familiares e aumentando as chances de cura.

Dra. Andréa Gadelha orienta que é preciso que os pais fiquem atentos a qualquer sinal diferente. “Na hora do banho eles devem apertar a barriguinha das crianças, ver se tem algum carocinho em algum lugar do corpo, prestar atenção à criança e, se perceber algo diferente, levar imediatamente ao médico. Se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, a criança tem grande chance de cura”, explica a médica.

Campanha promove saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer

O McDia Feliz é a maior ação social da Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, e é uma das principais iniciativas para arrecadação de fundos em prol de causas infantojuvenis no país. Todos os anos, a venda dos sanduíches Big Mac, no dia do evento, é destinada para várias instituições no Brasil. Em 2021, a campanha arrecadou R$ 22.5 milhões, que foram destinados à atuação em oncologia pediátrica do Instituto Ronald McDonald, além de projetos educacionais conduzidos pelo Instituto Ayrton Senna em diversas regiões do país. Desde 1988, cerca de R$ 350 milhões já foram arrecadados.

“Há mais de 30 anos, nos unimos à solidariedade da população para impactar positivamente milhares de crianças e jovens brasileiros. Essa união é a chave que mantém o McDia Feliz relevante até hoje, como forma de continuar utilizando a força de nossa marca para propagar o bem nas comunidades onde estamos presentes”, destaca Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados no Brasil.

A parceria de longa data com o Instituto Ronald McDonald é o que transforma em realidade o espírito solidário que embala o McDia Feliz todos os anos. Com diversas frentes de trabalho, o IRM trabalha para reduzir a desigualdade nas chances de cura ao apoiar famílias de baixa renda por meio de diversos programas e projetos, como as sete unidades do Programa Casa Ronald McDonald, os Espaços da Família Ronald McDonald e o Programa Diagnóstico Precoce. “Além de propiciar saúde e qualidade de vida para crianças e jovens, trabalhamos diariamente com foco em aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que podem chegar a 80% de chances de cura”, explica Francisco Neves, superintendente institucional do Instituto Ronald McDonald. Para saber mais sobre o Programa Diagnóstico Precoce do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário