sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Cirurgia bariátrica: resgate da autoestima e qualidade de vida

 

As mudanças de hábitos repercutem diretamente na nossa vida. E, por estarmos há quase 3 anos convivendo com uma Pandemia e tendo que nos readaptarmos a uma nova forma de viver e nos relacionar, essa situação nem sempre é digerida de forma fácil. A resistência ao que nos incomoda, abala o nosso psicológico e se reflete, em muitos casos, no ganho de peso. No Brasil, cerca de 20% das pessoas com mais de 18 anos estão obesas segundo a Pesquisa Nacional de Saúde e, frente a Covid-19, de acordo com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, um estudo com 14.259 indivíduos mostrou que durante a pandemia, 19,7% deles tiveram aumento de pelo menos 2 Kg em seu peso.

 

De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França essa situação de pandemia agrava a situação da obesidade porque leva a um confinamento da população, pois muitos ainda não voltaram a sua rotina normal.  “Devido a ansiedade, há um aumento da ingestão de alimentos ocasionado o ganho de peso. Mudar a condição atual, nos quesitos peso e qualidade de vida, depende única e exclusivamente de uma decisão pessoal  e, muitas vezes, ela passa pela cirurgia bariátrica”, salienta o profissional.

 

Para se chegar a indicação da cirurgia bariátrica o paciente já deve ter tentado emagrecer com reeducação alimentar e atividade física mas, não obtendo sucesso e já com um comprometimento da saúde tem como opção viável, o procedimento cirúrgico. O excesso de peso colabora para o aparecimento de várias comorbidades como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, alterações do colesterol e triglicérides e, aumenta as chances de arteriosclerose e de outras patologias além de mexer com a autoestima do paciente.

 

A ciência não para de evoluir e a robótica na medicina, é um caminho sem volta, inclusive em cirurgias da obesidade. Esse upgrade tecnológico, proporcionado pelo avanço da medicina e ciência, permite transformar a máquina numa extensão do médico possibilitando maior delicadeza e precisão, impossíveis à mão humana, no tocante à manipulação de tecidos e, principalmente, diminuindo os traumas ao paciente que precisa de uma intervenção cirúrgica.

 

Segundo o cirurgião bariátrico Walter Fraça a cirurgia bariátrica realizada através da robótica facilita a intervenção em pacientes super obesos  e em  procedimento de reoperação e nas cirurgias tecnicamente mais difíceis. Além de ampliar as imagens em 20 vezes, outro ponto positivo do procedimento é que o cirurgião permanece sentado, diferente de outras técnicas em que o médico permanece em pé, o que o ajuda a atenuar a fadiga de cirurgias de alta duração. “A cirurgia robótica cresce de forma expressiva. A tendência é que essa técnica continue em expansão, com mais equipamentos instalados e médicos sendo habilitados para realizar o procedimento e, consequentemente, os custos deste tipo de cirurgia sejam reduzidos”, salienta o profissional que já contabiliza mais de 4 mil cirurgias no currículo e que possui capacitação num Centro de Excelência em Robótica, na Colômbia.

 

É bom salientar que na cirurgia robótica os movimentos do robô não são autônomos. A tecnologia depende inteiramente do ser humano e só funciona com a existência de um profissional habilitado para operacionalizá-lo. Os instrumentos robóticos são utilizados como uma extensão da mão do cirurgião e obedecem ao seu comando. Os movimentos são escalonados, evitando aquele tremor que todos os humanos têm, por mais experiente que seja, permitindo acesso a áreas mais delicadas do corpo humano e executando movimentos milimétricos, com mínima chance de erro. De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França, num futuro próximo, a Cirurgia 4.0, será realizada exclusivamente pelo robô”. É a tecnologia chegando pra ficar  na área de saúde e proporcionando qualidade de vida aos pacientes.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário