terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Saiba como retomar atividade física após contrair gripe ou Covid



Com a alta dos casos de gripe e Covid-19 muitos adeptos das atividades físicas ficam longe das suas práticas diárias por um período de tempo. Isso, por vários fatores, entre eles, as limitações provocadas pelas doenças, as recomendações dos protocolos de saúde, que indica afastamento dos convívios sociais, ou até mesmo, o período de recuperação do corpo após o período de sintomas.

De acordo com especialistas, após o repouso é recomendado cautela para a reintrodução das atividades, dando tempo para readaptação. “É importante voltar com treino em menor intensidade e aumentar de forma gradativa, sempre analisando a resposta do corpo aos estímulos dados e respeitando a individualidade biológica, as capacidades e demandas de cada atividade”, afirma Gabriel Jardim, instrutor físico e gerente do Instituto do Movimento.

Ainda que cada indivíduo responda de uma forma diferente é recomendável sempre buscar orientação médica ou de um profissional de educação física. Só a partir disso, tudo poderá ser retomado de forma mais segura, no entanto, de acordo com Gabriel, de um modo geral entre duas e três semanas após a total recuperação já é possível conseguir recuperar o ritmo dos treinos.


Em casa

Com a parada da rotina de atividades externas algumas pessoas buscam saídas para não se afastar totalmente da academia, por exemplo. A partir de casa, é possível sim iniciar essa recuperação gradativamente. “Praticar algo em casa orientado por profissionais ajuda muito, desde que seja com baixa intensidade, tempos mais curtos de estímulos e maior tempo de recuperação. Isso é possível respeitando as respostas do corpo, para que a imunidade aumente ao invés de baixar, além de ser fundamental manter uma alimentação equilibrada”, completa Gabriel Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário