Para ter acesso aos benefícios, a única condicionalidade é ser Consultora de Beleza Natura há pelo menos três meses e acionar a Gerente ou Líder de Negócios, responsável por habilitar o atendimento ao 0800. Uma vez em contato com a Central de Apoio, a profissional é acolhida por uma assistente social, treinada para avaliar o contexto e o grau de vulnerabilidade em que a Consultora se encontra, direcionando-a para os serviços compatíveis com as suas necessidades.
“Estamos diante de uma das maiores crises humanitárias dos últimos tempos. Precisamos cuidar das pessoas e buscar mitigar as consequências negativas da pandemia se quisermos vislumbrar um futuro mais digno e menos desigual. Por isso, estamos reforçando as ações de apoio às pessoas da nossa rede em situação de vulnerabilidade social”, afirma Erasmo Toledo, vice-presidente de Negócios Natura Brasil. “A Central de Apoio às consultoras Natura vem sendo um instrumento muito importante nesse sentido, e a nossa proposta é que a inciativa seja perene, assim como o mecanismo de transferência de renda”, complementa.
Embora ações de apoio já fossem ofertadas desde o início da pandemia em 2020, o modelo de central única de serviços de assistência social foi testado em projeto piloto durante o agravamento da crise sanitária no Amazonas, no início deste ano. Ao constatar a necessidade de intensificar o resguardo do bem-estar social da força de vendas diante do colapso hospitalar no estado, a Natura estruturou um canal de atendimento. Em apenas três meses – de janeiro a março – a renda transferida para Consultoras nessa região foi 400% maior em comparação com as doações no ano passado.
O sucesso da operação demonstrou que unificar todos os serviços sob um mesmo canal era o caminho certo para facilitar o acesso e alcançar mais pessoas. Assim, para expandir o projeto, o portfólio de serviços sociais foi ampliado. O novo formato da Central de Apoio Social Natura permite atender pessoas em situação de vulnerabilidade de toda a base de Consultoras Natura, formada por mais de 1,3 milhão de pessoas no Brasil. A partir do segundo semestre deste ano, o acolhimento chegará aos demais países da América Latina em que a Natura mantém operações – Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.
Ao atuar como o principal canal de chegada de Consultoras em vulnerabilidade à Central, Gerentes de Negócio de todo o Brasil receberam treinamento para identificar, acolher e encaminhar as profissionais de sua base para o processo de triagem e acesso aos benefícios. “A adversidade e um cenário tão doloroso foram um motor de inovação social para enfrentarmos as vulnerabilidades sociais da nossa força de vendas de maneira ágil e efetiva. Somos uma empresa feita de relações e, por isso, nossas lideranças comerciais tiveram desde o início um papel decisivo para o funcionamento dessa rede de apoio ao detectar com rapidez as profissionais de sua base que mais precisavam de ajuda”, explica Penélope Uiehara, diretora de Marketing de Relacionamento da Natura.
A ação integra esforços do grupo Natura &Co – formado por Natura, Avon, The Body Shop e Aesop – para prestar apoio e assistência às Consultoras e Representantes em situação de vulnerabilidade. Recentemente, o grupo reservou R$ 10 milhões para reforçar os fundos emergenciais nos países em que atua, montante que apoiará o processo de expansão do canal na América Latina e também para Representantes Avon.
Movimento Natura
As iniciativas foram idealizadas e capitaneadas pelo Movimento Natura, área da empresa que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta e que tem reafirmado seu propósito com a chegada da pandemia de Covid-19.
Assim como a Central de Apoio, os projetos à frente do Movimento buscam aumentar o desenvolvimento social das Consultoras de Beleza Natura e empoderá-las como agentes de transformação social dentro de suas comunidades. Um exemplo é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Consultoras, o primeiro do tipo criado no mundo. Desenvolvido em parceria com o economista Flávio Comim, ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desde 2014 mede as condições de vida das profissionais nas dimensões saúde, conhecimento e trabalho e, a partir dos resultados, define estratégias de impacto social. Em 2019, por exemplo, o IDH cresceu 3,1% em comparação com 2017.
O indicador aponta que, ao trabalhar como Consultora de Beleza Natura por um ano, o IDH da profissional aumenta, em média, 1,8%. “Atualmente, estamos desenvolvendo um indicador social em tempo real para acompanhar individualmente a evolução socioeconômica de cada Consultora e, posteriormente, também funcionará como insumo para o aprimoramento dos benefícios vigentes e a implementação de novos serviços”, conta Geraldo Aleandro, gerente de Transformação Social da Natura.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
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