quarta-feira, 30 de junho de 2021

Miguel Alves no estado do piaui avança por idade e começa a vacinar 38 anos e mais contra Covid

 

A Prefeitura de Miguel Alves optou por respeitar a vacinação contra a covid-19 por faixa etária e é uma das cidades piauienses que avança na imunização. Nesta quinta (1º), a Secretaria de Saúde do Município já vai vacinar a faixa etária geral de 38 anos ou mais. A cidade decidiu por não criar grupos prioritários.

 

A secretária municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, explica que a gestão municipal “reduziu os grupos prioritários que estavam se criando no Piauí”.

 

“Nós fizemos a opção de seguir a orientação dos estados que estavam avançando (na vacinação). Na semana passada iniciamos na cidade a faixa etária de 40 anos. Nós estávamos baixando a cada cinco faixa etárias, a cada quinta-feira, como nessa semana reduziu um pouco as vacinas que nós recebemos, fizemos a opção de baixar apenas duas faixas etárias. Mesmo assim, estamos com 38 anos de idade, iniciando amanhã”.

 

Leopoldina Cipriano ressalta que os grupos profissionais estão inseridos dentro das faixas etárias. Se a pessoa possui a idade pode se dirigir até o local de vacinação, com documentos pessoais e comprovante de residência para confirmar a moradia na cidade.

 

“Qualquer grupo, qualquer pessoa, qualquer cidadão de Miguel Alves, que reside em Miguel Alves, pode ir a qualquer unidade de vacinação desde que esteja na faixa etária. Isso facilita o processo de vacinação para a nossa equipe e da própria população que não precisa comprovar (a inclusão no grupo prioritário)”, diz.

 

O Município também decidiu optar apenas pela vacinação por faixa etária porque muitos moradores estavam com dificuldade de comprovar a profissão, diante da informalidade. Por exemplo, muitos coveiros que trabalham há anos na área não possuem registro legal.

 

Outra decisão foi usar a vacina Janssen, de uma única dose, na população da zona rural.

 

Não é possível vacinar o público que mora em outra cidade e trabalha em Miguel Alves. A secretária conta que o quantitativo de vacina enviada pelo Ministério da Saúde e Governo do Piauí é destinado para a população local.

Fonte: Cidadeverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário