A prefeitura de Brejo do Cruz passa a integrar a lista de cidades que estão digitalizando a sua gestão para entrar na era do papel zero na administração. A partir de 28 de junho começa a operar o projeto Brejo do Cruz Sem Papel, uma parceria com a Sogo Tecnologia, empresa de soluções tecnológicas governamentais, com uso da plataforma 1Doc, especialista em atendimento, comunicação e gestão documental para órgãos públicos.
Desenvolvida pela 1Doc e operacionalizada com exclusividade
pela Sogo Tecnologia no Nordeste brasileiro, a plataforma é um software 100%
web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de
gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços
e processos da gestão pública.
Com os processos digitais, a população de Brejo do Cruz terá
acesso aos serviços do poder público municipal a qualquer hora do dia, sem que
haja a necessidade de deslocamento físico. Além disso, a iniciativa vai trazer
uma economia de tempo e recursos financeiros. Com a eliminação ou redução de
até 90% do uso do papel na tramitação de processos, a expectativa da prefeitura
é gerar uma economia superior a R$ 120 mil ao ano.
“Esta será uma ferramenta fundamental para a eficiência de
todos os setores da prefeitura. Dessa maneira, entramos de braços abertos nesse
meio em busca de inovação, economia e com um olhar na tecnologia, condizente
com o slogan da nossa gestão: Construindo o Futuro”, explica Talles Torricelli
de Souza Costa e Silva, prefeito de Brejo do Cruz.
Por meio da plataforma é possível digitalizar documentos e
informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta,
centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a
documentação de forma eletrônica, entre outras funções. Tudo isso traz mais
transparência na gestão, celeridade dos processos administrativos e
desburocratização dos serviços.
“Estamos na etapa final de treinamento dos gestores e
servidores. Em seguida, vamos fazer a abertura da central de atendimento online
à população. A partir daí, o sistema habilita os cidadãos e empresas a
demandarem da prefeitura de forma mais fácil, rápida e transparente”, explica
Oton Justino, assistente comercial na Sogo Tecnologia.
Entre as principais vantagens do projeto Brejo do Cruz Sem
Papel, estão:
Modernização da gestão pública, adequando-se aos processos
digitais
Maior eficácia e celeridade aos processos administrativos
Economia de recursos e uma política ambiental sustentável
Acesso à população de processos e atos administrativos
Proteção das informações da gestão pública
Preservação de memória digital da gestão pública
A plataforma tecnológica utilizada pela prefeitura de Brejo
do Cruz está presente em mais de 300 cidades brasileiras. Na Paraíba, são mais
de 20 municípios, além de entidades e grandes empresas como Cinep, OAB/PB e
PBGás, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário