Inaugurado em 2016, o Museu da Cultura Popular Vera Galvão, em Camaragibe, celebrou, no último dia 28 de agosto, 9 anos de existência. O espaço, que nasceu do compromisso do Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo (CCVA) em preservar e valorizar a memória cultural da cidade, abriga um acervo de mais de 600 peças ligadas às tradições populares.
Entre os objetos catalogados estão vestuário, utensílios domésticos, símbolos religiosos, brinquedos, maquinários e peças decorativas utilizadas principalmente pelas camadas populares ao longo do século. O processo de formação do acervo contou com doações de moradores da cidade e de municípios vizinhos, além de curadoria e restauração das peças.
O surgimento do espaço aconteceu a partir de uma procura crescente de escolas, grupos sociais e culturais para conhecer o acervo, antes da instalação definitiva do espaço. Ainda dentro das exposições estão materiais utilizados em ciclos festivos do CCVA, como Carnaval, São João, Natal e Semana do Folclore.
Já o nome é uma homenagem a Vera Galvão, sócia-fundadora do CCVA e mestre da cultura Popular com mais de 50 anos de trajetória nos movimentos sociais em Pernambuco. A escolha, em aprovação coletiva, foi pensada como um reconhecimento da sua atuação junto às causas populares, arte educação, socioambiental e militância feminista.
“Eu me sinto feliz porque é um tipo de reconhecimento das lutas e das vitórias que me coloquei durante o processo de construção coletiva desse grupo. E hoje temos esse espaço de resgate das memórias afetivas de um povo do século passado e das nossas origens populares”, enfatiza Vera Galvão.
A manutenção do Museu e do CCVA é viabilizada por meio de doações, projetos em editais públicos e privados e muito trabalho voluntário. Dentro dos trabalhos realizados, o Centro Comentário Vivendo e Aprendendo, com seus recém completados 40 anos, promove ainda formações e produções culturais inclusivas em áreas como artes cênicas, música, literatura, patrimônio, audiovisual, agroecologia e cozinha saudável, além de trabalhos sociais em comunidades de Camaragibe.
SERVIÇO:
Museu da Cultura Popular Vera Galvão
Endereço: Rua Frois de Abreu, 140, Celeiro das Alegrias Futuras, Camaragibe
Horário: de Segunda a sexta, das 8h às 17h
Valor: RS 5,00
Informações e agendamentos: 81 98894-9021

Nenhum comentário:
Postar um comentário