Por outro lado, o estudo também projeta a criação de 170 milhões de novos empregos, especialmente em áreas como Inteligência Artificial, Big Data, redes e segurança cibernética, além de valorizar o pensamento criativo e as habilidades individuais. Diante dessa perspectiva, as escolas precisam ampliar sua abordagem e preparar os alunos para um mercado onde o trabalho em equipe será essencial. Cada um vai precisar aprender a trabalhar em um time integrado, mas com habilidades diferentes.
Além das transformações tecnológicas, fatores como incertezas econômicas, mudanças geopolíticas, transição verde e novas dinâmicas demográficas também influenciarão a criação de profissões até o fim da década. Nesse contexto, o papel dos professores se torna ainda mais estratégico. Ao incorporar essas tendências em suas abordagens, eles não apenas preparam os alunos para um mercado em evolução, mas também incentivam o desenvolvimento de novas competências. Para isso, é fundamental que os educadores acompanhem como as novas carreiras se conectam às questões globais.
Um exemplo de iniciativa que prepara os alunos para as profissões do futuro é a metodologia Criando Juntos, do programa De Criança Para Criança (DCPC). Esse método acompanha o desenvolvimento dos estudantes desde a infância, estimulando a criatividade, a inovação e o protagonismo. Com foco tanto no crescimento individual quanto no trabalho em equipe, a abordagem coloca a criança no centro do aprendizado, oferecendo ferramentas para que ela explore seu potencial e desenvolva habilidades essenciais para o futuro.
O programa De Criança Para Criança já transformou mais de 3 mil histórias criadas por alunos em animações, promovendo aprendizado e inovação. Por meio da metodologia Criando Juntos, a iniciativa leva recursos tecnológicos para escolas ao redor do mundo, preparando os estudantes para as profissões do futuro. Além de explorar novas ferramentas, os alunos desenvolvem roteiros sobre temas diversos, como conflitos históricos, questões ambientais e sustentabilidade, ampliando seu repertório e estimulando a criatividade.
*Gilberto Barroso e Vitor Azambuja são especialistas em educação e fundadores do De Criança Para Criança, startup que coloca os alunos no centro do aprendizado, transformando histórias em animações educativas e que hoje além do Brasil atua na Europa, com sede na Finlândia e escolas parceiras lá, na Espanha, Dinamarca, Alemanha e Ucrânia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário