Com apoio do Programa Rumos Itaú Cultural (2017/2018), o experimento é resultado de um processo de estudos do Complexo Fatzer, reunião de cenas, diálogos, poemas, coros e apontamentos teóricos que o autor alemão produziu durante o período de 1926 a 1930.
Nesta obra monumental, Brecht procura refletir dialeticamente sobre a catástrofe da Primeira Grande Guerra, o impasse dos movimentos sociais e revolucionários e o prenúncio de movimentos totalitários como o Nazismo e o Fascismo.
A dramaturgia do experimento, a cargo de Márcio Marciano, parte da tradução inédita do Complexo Fatzer de Brecht, por Pedro Mantovani, que esteve em João Pessoa no início do processo de estudos para conversar com o grupo sobre a obra de Brecht, juntamente com Sérgio de Carvalho, da Companhia do Latão e José Antonio Pasta Jr.
O processo de estudos também contou com a participação do pesquisador e músico Walter Garcia, que compôs, juntamente com os integrantes do Coletivo Alfenim, a trilha do experimento.
Sinopse
Em 1918, durante a Primeira Grande Guerra, após a sangrenta Batalha de Verdun, quatro soldados abandonam seu tanque de guerra e decidem desertar. Tidos como mortos, os quatro homens permanecem em clandestinidade em Mülheim, bairro fabril na Alemanha, sob a constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores. Apesar das dificuldades, os clandestinos lutam para conseguir comida e pactuam nunca se separar. Eles têm a esperança de que uma revolução coletiva possa pôr fim à guerra sem sentido, de modo a que sejam perdoados. Os desertores acreditam poder tomar parte na desejada revolução.
Ficha técnica do experimento Desertores
Elenco: Adriano Cabral, Edson Albuquerque, Emmanuel Vilar, Kevin Melo, Lara Torrezan, Mayra Ferreira, Murilo Franco, Paula Coelho, Vítor Blam
Cenografia: Márcio Marciano
Figurinos: Maria Botelho Iluminação: Ronaldo Costa Projeção: Rebecca Dantas Animação: Lív Costa
Identidade visual: Patrícia Brandstatter
Composição musical: Kevin Melo, Mayra Ferreira, Márcio Marciano, Paula Coelho, Walter Garcia e Vítor Blam
Costura: Maria José Serralheria: Anderson Galdino
Dramaturgia e direção: Márcio Marciano Produção executiva: Gabriela Arruda Realização: Coletivo de Teatro Alfenim
Serviço
Desertores no INTERATOS 2023 Data: 18 de novembro de 2023
Local: Teatro Santa Catarina - Av. Pastor José Alves de Oliveira - Camalaú, Cabedelo - PB
Horário: 19:30 h
Gratuito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário