segunda-feira, 19 de junho de 2023

Espetáculo que mostra lado humano do célebre escritor Fanz Kafka estreia no CCBB Rio



Já no fim da vida, na década de 1920, Franz Kafka teria encontrado uma menina chorando numa praça porque havia perdido sua boneca. Para consolá-la, o escritor começou a escrever cartas a ela, passando-se por sua boneca, que contava suas incríveis aventuras pelo mundo.
A bela e intrigante história, da qual não há provas de que realmente tenha acontecido, é contada no livro “Kafka e a Boneca Viajante”, do espanhol Jordi Sierra i Fabra, que por sua vez inspirou o espetáculo, de mesmo nome, que estreia no dia 22, no CCBB Rio, e tem patrocínio da BB Seguros.

“Kafka e a Boneca Viajante” conta com a dramaturgia de Rafael Primot e direção de João Fonseca, e no elenco estão Alessandra Maestrini, no papel da boneca, Carol Garcia (menina), André Dias (Kafka) e Lilian Valeska (esposa de Kafka). A montagem vai além do livro infanto-juvenil, trazendo referências da vida do escritor e de seus livros, que ajudam a dar profundidade ao espetáculo, voltado ao universo adulto. Para ganhar dinamismo, a narrativa é não-linear, alternando passado, presente e futuro, assim como a realidade vivida pelos personagens é atravessada pelo mundo ficcional das cartas, onde a boneca ganha vida.

A trilha sonora merece destaque. No repertório, interpretado pelo elenco, estão músicas de artistas como Candeia, Cartola, Chico Buarque, Djavan, Lenine, Raul Seixas, Caetano Veloso e Rita Lee e uma composição inédita assinada pelo diretor João Fonseca e o diretor musical Tony Lucchesi, responsável pelos arranjos.

“Incentivar o acesso a espetáculos como esse é uma forma de contribuir para a construção de uma nova visão de mundo, formação da cidadania e desenvolvimento social”, afirma Luciana Esteves, Gerente de Marketing Institucional e Mercadológico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros. “É gratificante saber que, nos últimos 10 anos, nossas parcerias socioculturais, que incluem projetos culturais, sociais, bem-estar e esportivos, já impactaram mais de 25 milhões de pessoas em todo o país”, reforça Luciana.

Bonecas abayomi, feitas pela ONG Preta Pretinha, serão distribuídas pela BB Seguros ao público no dia da estreia. Com 20 anos história, a organização, criada pelas irmãs Joyce, Lucia e Maria Cristina Venancio, notabiliza-se pela ancestralidade e memória familiar gerada pela avó, Maria Francisca, que confeccionou as primeiras bonecas negras para as netas em um ato de amor e de construção de identidade e representatividade.

Haverá, ainda, ao longo de todo o período de apresentação do espetáculo, o recolhimento de doações de livros, que podem ser feitas pelos espectadores. Os exemplares serão direcionados às crianças do projeto Craque do Amanhã, sediado em São Gonçalo/RJ.

Após a temporada carioca, a turnê seguirá por São Paulo/SP, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS e São Luís/MA.

Sobre a Brasilseg

Empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil, a Brasilseg atua nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial, Condomínio e Máquinas e Equipamentos) com produtos comercializados nas agências do BB e em seus canais digitais. Emprega aproximadamente 2.100 colaboradores, possui uma Central de Relacionamento e Negócios própria na cidade de Franca (SP) e atualmente ocupa o 1º lugar no ranking acumulado de seguros no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário