Com direção de Simone Figueiredo e Paulo de Pontes, montagem pernambucana revisita texto de Federico Garcia Lorca e lança luz sobre o papel da mulher na sociedade
O papel da mulher na sociedade é mote do espetáculo “Yerma Atemporal”, montagem pernambucana inspirada na obra do escritor espanhol Federico García Lorca. A obra teatral realizada por Simone Figueiredo e pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) faz estreia nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/03), às 20h, no Teatro do Parque.
Com direção de Simone Figueiredo e Paulo de Pontes, a montagem transporta a célebre tragédia “Yerma”, escrita em 1934 por García Lorca, para a aridez do Sertão pernambucano. Oito atrizes e atores em cena revivem a trama, que gira em torno da aflição de uma protagonista em se tornar mãe, fazendo refletir sobre a pressão social que as mulheres sofrem acerca do matrimônio e da maternidade.
Revisitado, o texto da montagem é fruto da monografia “Yerma, de Federico García Lorca: O imaginário trágico da mulher na tradição espanhola”, desenvolvida por Simone ao longo de dois anos e apresentada como conclusão do curso Letras Espanhol, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Quase 90 anos depois de escrito, o texto segue atual e questiona velhos costumes que ainda perseguem a mulher contemporânea.
Com forte olhar sobre o feminino e com equipe técnica predominantemente formada por mulheres, a realização traz ainda trilha musical ao vivo com direção de Douglas Duan, incluindo a canção original “Yerma”, de autoria de Newton Moreno. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro nos dias de apresentação, e custam 1kg de alimento não perecível.
“Yerma Atemporal” é um projeto realizado por Simone Figueiredo e Apacepe, com co-produção da Renascer Produções, e conta com o patrocínio da Copergás e apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, Prefeitura do Recife, Teatro do Parque, Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Adepe, Secretaria de Desenvolvimento, Governo do Estado de Pernambuco e Instituto Cervantes.
SERVIÇO:
Estreia do espetáculo “Yerma Atemporal” no Recife
Quarta e quinta-feira, 15 e 16 de março de 2023, 20h
Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 – Boa Vista)
Ingressos: 1kg de alimento não perecível
Reserva do ingresso: Sympla
Mais informações: Instagram @yerma.atemporal1
FICHA TÉCNICA:
Tradução e livre adaptação do texto original de Federico García Lorca: Simone Figueiredo.
Direção: Paulo de Pontes e Simone Figueiredo.
Direção de Arte e Cenografia: Séphora Silva.
Figurinos e adereços: José Rosa.
Dramaturgia Sonora e Direção Musical: Douglas Duan.
Designer de Iluminação: Luciana Rapôso
Direção de Corpo e Coreografia: Sandra Rino
Programação Visual: Cláudio Lira.
Elenco: Célia Regina, Fernanda Spindola, José Barbosa, Larissa Pinheiro, Luciana Cavalcanti, Luciana Lemos, Tarcísio Vieira e Vanise Souza
Músicos: Douglas Duan, Arnaldo do Monte e Matheus Albuquerque
Letra da música tema de Yerma: Newton Moreno.
Coordenação de Produção: Simone Figueiredo.
Produção: Simone Figueiredo Produções e Associação dos produtores de artes cênicas e música de Pernambuco- APACEPE.
Co-Produção: Renascer Produções.
Assistente de Produção- Alexandre Sampaio.
Produção Executiva: Thays Melo | Epahey Produções
Assessoria de imprensa: Thaisa Espíndola
Redes sociais: Vitória Lima
Artes para redes sociais: Carolina Noêmia
Registros em fotos e vídeos: Colibri Audiovisual/Morgana Narjara
Nenhum comentário:
Postar um comentário