sábado, 30 de julho de 2022

Vem aí o Itaparica Literária – Festival Literário Internacional de Itaparica



Durante quatro dias Itaparica vai respirar literatura. De 01 a 04 de setembro acontecerá a primeira edição da Itaparica Literária – Festival Literário Internacional de Itaparica. O festival terá como homenageada Maria Felipa, uma importante mulher heroína Itaparicana. O evento também irá abordar a importância dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia.

No lançamento que aconteceu no Instituto Geográfico e Histórico a prefeitura Municipal de ITAPARICA e CALI Cachoeira Literária informaram o evento contará com ações artísticas e culturais literárias; lançamento de livros; bate papo literário, mesa redonda e roda; atividades escolares; atividades de Contação de história; oficinas literárias; exposições; livraria; feira de economia criativa e biblioteca móvel.

A programação acontecerá em diversos espaços da cidade e tem a curadoria do ex-reitor da UFRB e atual presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Professor Paulo Gabriel Naccif. Fazem parte da programação nomes como Dra. Eny Kleyde Vasconcelos Farias e Régia Mabel da Silva Freitas. Serão lançados livros de Yalle Tárique, Aila Boler, Marcia Mendes e Marcos Café.

Mesas com tema como Itaparica e o contexto histórico do bicentenário da Independência da Bahia.

A programação musical contará com o grupo Cultural Os guaranis no panteão, Jota Veloso e os cavaleiros de Jorge com participação de Jackson Costa, Banda PsiCORDÉLico, Filhos de Jorge e Ternos de Reis de Itaparica

Itaparica é situada ao norte da Ilha que possui o mesmo nome, localizada no coração da Baía de Todos os Santos, a vinte quilômetros de Salvador. A cidade possui uma grande diversidade de bens naturais, a exemplo de manguezais, praias, fontes hidrominerais, e mata atlântica, além do rico patrimônio cultural, como terreiros de religiões de matrizes africanas, igrejas barrocas, fortificação do século XVII, grupos culturais, e festas tradicionais religiosas além de populares mantidas vivas.

O local apresenta especificidades culturais que inspiraram o escritor itaparicano de renome internacional João Ubaldo Ribeiro no seu livro “Viva o povo brasileiro. O Festival vem com a homenagem a Maria Felipa, heroína brasileira na participação da Luta da Independência do Brasil na Bahia e em especial em Itaparica no dia 07 de janeiro de 1823.

Rede social

Site Oficial: http://itaparica.ba.gov.br/site/ 

Instagram: https://www.instagram.com/prefeituradeitaparica/

Facebook: https://www.facebook.com/prefeituraitaparica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário