terça-feira, 19 de julho de 2022

Mantenha as velas em boas condições e evite o alto consumo de combustível



Com as constantes variações nos preços dos combustíveis, precisamos estar atentos a todos os detalhes que envolvem a adequada manutenção dos motores dos veículos, e as velas de ignição são peças importantes para diminuir o consumo, pois elas são responsáveis em fornecer centelhas “faísca” que vai garantir a correta queima do combustível. 

Existem alguns sinais de irregularidades, os quais sugerem que o jogo de velas pode estar com problemas e que está na hora da substituição. Dentre eles, vale a pena destacar as dificuldades na partida do veículo, alteração na marcha lenta, falhas do motor em situações de retomada de velocidade, e a principal preocupação do momento em que vivemos: o aumento no consumo de combustível. Esses sinais podem aparecer quando existem problemas não somente nas velas, mas em todo o sistema de ignição do veículo, que envolve, além do jogo de velas, a bateria, a bobina e os cabos de distribuição. 

“Uma vela com desgaste apresenta erosão, e consequentemente a tensão na bobina será maior, não tendo faíscas suficientes para que o carro tenha um bom desempenho em ladeiras íngremes, por exemplo. Dito isso, a vela de ignição precisa estar em bom estado e em condições apropriadas para o uso, caso contrário, irá provocar uma queima deficiente e consumo excessivo de combustível”, orienta o Instrutor do Centro Técnico de Treinamento - CTT DPaschoal, Leonardo José Tobias.

O mais indicado pelos profissionais da área é estar atento às instruções do fabricante sobre o período para a troca do jogo de velas, onde a substituição do componente deve ser realizada após uma diagnose feita por um técnico especializado com a utilização de uma ferramenta específica e padrões comparativos de desgaste. É importante ressaltar também, que o correto funcionamento do sistema de ignição depende do tipo de utilização do veículo, pois em condições severas de uso em trânsito intenso, o desgaste tende a ser maior.

A Rede DPaschoal, com 120 lojas instaladas em mais de 100 cidades de oito estados do Território Nacional oferece a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas no conjunto de velas e no sistema de ignição do veículo.


Sobre a DPaschoal


Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 120 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.


https://www.dpaschoal.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário