quinta-feira, 21 de julho de 2022

Creators Academy: experiência imersiva leva influenciadores para a Amazônia, para conectá-los à realidade da maior floresta tropical do mundo



A CreatorsAcademy é uma experiência de imersão voltada para influenciadores e criadores de conteúdo adquirirem conhecimento e comunicarem sobre a Amazônia, seus povos e as mudanças climáticas que os afetam. Idealizada pela ativista e empreendedora social Kamila Camilo e pelo ativista e influenciador Raull Santiago, a viagem acontecerá de 25 a 31 de julho, passando por Manaus e pela Comunidade do Tumbira, localizada dentro de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável a quatro horas de barco da capital de Amazonas. 

A ideia principal da Creators Academy é levar influenciadores não familiarizados com a pauta ambiental para uma vivência na floresta e com moradores da região. Participando de debates sobre justiça climática, racismo ambiental, crise hídrica, soberania alimentar e outros assuntos que cercam o tema; espaços de interação e conhecimento; passeios e diversas experiências na mata, eles poderão entender as peculiaridades locais e com elas embasar informações reais que levarão a seu público, de forma autêntica e democrática. 

“Nós acreditamos que a vivência para os comunicadores é um caminho poderoso para se apropriarem de conhecimento e se comprometerem com o compartilhamento de informações corretas e qualificadas para seu grande público, que muitas vezes não está conectado de forma tão direta com as questões socioambientais vividas pelos amazônidas”, pontua Kamila Camilo.

“Poder ouvir a realidade amazônica sob a perspectiva de jovens indígenas sobre suas realidades é transformador. Abre nossos olhos e coração para nos conectar com um problema que não é deles, e sim, de todos nós”, comenta Raull Santiago. 

Dentre os convidados confirmados para integrar o time de influenciadores da experiência estão: Jotapê Malara (@jotapemalara), Marcelo Rocha (@nosmarcelorocha), Preta Rara (@pretararaoficial), Val Munduruku (@vall_munduruku), Leandrinha (@leandrinhadu) e a empresária Lorena Maria (@badgallore). A experiência imersiva proposta é uma nova forma de comunicar a realidade da Amazônia e das mudanças que a atingem, a partir da conexão profunda dos influenciadores com a floresta e do compartilhamento de suas vivências, com o objetivo de proteger este tesouro nacional. 

O projeto é uma realização da plataforma Perifa Connection, com produção da Mova e do Instituto Movimentarte, articulação do Instituto Ayika e patrocínio do ISC (Instituto Clima e Sociedade). Durante essa jornada, a Creators Academy também contará com a parceria da Natura, que promoverá atividades durante a viagem, além da contribuição de influenciadores parceiros, como Rachel Apollonio e Priscila Tapajowara para compor o time de criadores da edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário