A solução é resultado de uma iniciativa de colaboração multidisciplinar entre as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos com as áreas de Inovação Digital e Natura Startups. “Concentramos nossos esforços para construir e manter relacionamentos duradouros, tanto com nossas consultoras da beleza e clientes quanto com o ecossistema de empreendedorismo. Com isso, encontramos uma oportunidade na oferta de serviços de beleza com o uso de tecnologia de última geração para enriquecer a experiência do cliente”, conta Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura Brasil.
A inovação gerando benefícios
Atenta às tendências e demandas do mercado, a Natura construiu a ferramenta de análise personalizada da pele a partir de um estudo de comportamento dos clientes e consultoras relacionado ao cuidado com a pele. O resultado apontou que a análise da pele é sempre um “ponto de dor” e que muitas pessoas têm dificuldade de reconhecer particularidades do seu rosto e escolher qual é o produto é o ideal. Além disso, para as consultoras existe uma necessidade clara de uma nova forma de identificar o tratamento e o produto mais adequado para o cliente.
“É aqui que nossa solução entra para auxiliar no trabalho da consultora de beleza, colaborando com informações sobre a saúde do rosto, detalhando o estado da pele de cada cliente e propondo tratamentos que melhor se encaixem aos seus cuidados diários”, reforça Agenor. “Nesse sentido, ter uma ferramenta que aprimore a experiência de forma personalizada e exclusiva, confere maior credibilidade e estreita a relação com as consultoras e, por consequência com a marca”, completa.
Testada em instituto de pesquisa, a ferramenta demonstrou performance positiva a partir de painel técnico. O painel contou com o acompanhamento de cientista de eficácia, especialista em imagem, dermatologista e, também, 50 voluntárias com variação de grau do estado da pele expresso em rugas, textura, manchas, tom de pele e idade.
“Sabemos o quanto é importante um serviço desses no mercado hoje em dia. Por isso, buscamos em um dos pilares estratégicos da marca, que é a inovação, trazer conhecimento, segurança, credibilidade e beleza a todos os nossos clientes e consultoras. Acreditamos também na potência da comunidade empreendedora e entendemos que formatos cada vez mais robustos de relacionamento como estes, seguramente são capazes de alavancar os negócios da rede”, explica Agenor.
A análise na prática
A solução de análise personalizada da pele pode ser usada durante o atendimento por uma consultora de beleza Natura ou de forma individualizada pelo cliente. Basta acessar o site da Natura em seu smartphone, fazer uma selfie com o rosto limpo, sem maquiagens ou acessórios, em um espaço iluminado, com fundo neutro ou branco, para conseguir focar na pele do rosto e iniciar a análise. A modalidade está disponível para dispositivos Android e iOS, via navegador web, sem necessidade de download.
O procedimento inclui um questionário rápido com o objetivo de complementar a análise da foto e compreender melhor os desejos e anseios do consumidor no tratamento. Hoje, a ferramenta já analisa diversos sinais como manchas, rugas, textura, firmeza e saúde geral da pele e sugere opções de mais de 26 produtos da linha Chronos.
As consultoras poderão encaminhar o link da ferramenta aos seus clientes e estes poderão compartilhar os resultados pelo WhatsApp, para que as consultoras os auxiliem na busca de produtos, ou mesmo comprá-los diretamente do site. A marca seguirá com a evolução da ferramenta através dos aprendizados coletados de forma a aprimorar, cada vez mais, a integração da jornada digital entre consultoras e clientes.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
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