Na data em que é celebrado o Dia de Oxum, nos terreiros de Candomblé e Umbanda, com o sincretismo religioso com a padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, será realizada, pela primeira vez de forma presencial, neste sábado (16), a terceira edição do Festival da Água Doce, na Ladeira Bistrô, no Morro da Conceição, a partir das 14h.
O Festival criado para celebrar a Mãe das águas doces, Oxum, Orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade, cultuada nos terreiros de Candomblé e da Umbanda, nasceu em 2020. Tudo foi de maneira virtual, com a participação de artistas de todo o país, filhas de Oxum, abrindo para o público uma celebração que acontece desde 2013, geminado pela artista Karynna Spinelli, no Ilê Santa Bárbara através do encontro Mulucum da Oxum, estritamente com um viés religioso de louvação e oferendas à divindade.
Ano passado, em meio a pandemia, o Festival foi gravado no Ateliê do Artista plástico Ferreira, em Campo Grande, e exibido no Instagram @festivalaguadoce. Agora, em 2022, já é celebrado com muita alegria, que o Festival terá, pela primeira vez, a presença do público.
Além da tradicional celebração católica, Recife contará com a celebração para filhos e filhas das tradições de matriz africana, fortalecendo a diversidade e o turismo religioso no estado de Pernambuco.
Este ano, o Festival Água Doce recebe convidados especiais, de Pernambuco e da Paraíba. Entre os nomes confirmados estão Beto da Xambá, Helena Cristina, Nathalia Bellar, Karynna Spinelli, Poliane Forte, Coco de Mulheres, Gabriela Sampaio e o Afoxé Oxum Pandá. “São filhas/filhos das águas que cantarão em português e em Yorubá, canções autorais e de terreiro, trazendo ao público o encontro entre arte e fé”, explica Karynna.
A banda Benza Deusa fará o acompanhamento dos artistas, com direção harmônica de Rubem França, direção percussiva de Nego Henrique e os batuques de três Ogãs das tradições Nagô, Jejê e Ketu: Álvaro Henrique, Beto Bala e Rafa Peixoto.
Além da música e do batuque, o Festival receberá a celebração dos sete anos da grife Odôyá Ateliê dos Orixás, com exposição de roupas africanas e a mostra de artesanato do ceramista Laymistone e da artesã Rhaissa Ramos (Otá Agbês), ambos do Ilê Axé Omo Ogundê.
Fé, música, artesanato e culinária serão ofertados com cheiro de ancestralidade e resistência.
O Festival acontecerá com apoio da iniciativa privada da Cria Produções, Mulucum Produções, Na Ladeira Bistrô, Valentina Moda Fitness e Além do Bombom e o acesso ao Festival é gratuito, com contribuição de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão direcionados ao Ilê Axé Iemanjá, de Jardim Paulista.
SERVIÇO
Festival Água Doce
Quando: sábado, 16 de Julho de 2022
Horário: 14h às 17h
Onde: Na Ladeira Bistrô- Morro da Conceição (ao lado do CERVAC - R. do Morro da Conceição, 243 - Morro da Conceição, Recife)
Acesso gratuito com doação de 2kg de alimentos não perecíveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário