quarta-feira, 20 de julho de 2022

Máscaras de proteção respiratória na agricultura melhoram a produtividade



O êxito da produção agrícola está atrelado a vários fatores, a qualidade da terra, das sementes, preparo do solo, adubação, irrigação e da aplicação correta dos agrotóxicos em todas as suas variáveis, inseticidas, herbicidas, fungicidas e etc, como forma de garantir uma colheita adequada.

Para que esse processo ocorra de maneira satisfatória e contribuindo para a produtividade no campo, precisamos paramentar de forma adequada todas as fases da produção, inclusive e, principalmente, a fase da aplicação dos agrotóxicos, com a proteção de  equipamentos de proteção respiratória (EPR), que  não só são utilizados para  proteger contra a inalação de defensivos agrícolas, mas também para evitar a  posterior absorção pelo sistema respiratório, ou seja, os agricultores correm um alto risco de exposição por inalação ao manusear defensivos agrícolas sem a utilização do EPR.

A aplicação correta destes produtos, seguindo as recomendações técnicas ou a experiência do agricultor, ajudam na melhora da produtividade no desenvolvimento das culturas, tanto as raízes, como também de superfície, uma vez que protegem do ataque de agressores responsáveis pela destruição das cultura no campo.

Como todos os produtos químicos, a não utilização das medidas preventivas correspondentes e os equipamentos de segurança, incluindo as máscaras de proteção respiratória, pode ocasionar graves problemas de saúde incluindo sintomas de intoxicação por pesticidas e sintomas de intoxicação avançada, ou seja, grave. Por essa razão, toda a compra de um agrotóxico deve ser precedida de uma análise criteriosa do rótulo do produto, que deve indicar os equipamentos e máscaras de proteção adequados à aplicação dos determinados produtos, para evitar problemas de saúde a quem os aplica.

Uma avaliação preliminar deve sempre ser feita pelos  responsáveis pelo plantio, que  deverão avaliar inicialmente se há a necessidade da aplicação de pesticidas, uma vez que se a decisão for pela aplicação, deve ser feita a escolha pelo produto que seja mais eficaz contra a praga que se quer combater e que se leve em consideração minimizar os riscos para o aplicador e ao meio ambiente. A escolha e a compra dos equipamentos que serão utilizados para a aplicação do pesticida é importante e deve ser feita por pessoas com conhecimento no assunto e todos que manipulam pesticidas (aplicadores, misturadores/carregadores) têm a obrigação legal de seguir todas as instruções de EPIs que aparecem no rótulo do produto. No rótulo são indicados quais os EPIs mínimos devem ser utilizados para a aplicação de pesticidas, garantindo uma produção satisfatória mas, acima de tudo, levanto em conta a saúde dos trabalhadores.

Existem muitas opção de  máscaras de proteção respiratória. Elas podem cobrir a metade do rosto, o nariz e a boca, ou todo o rosto, ou seja, nariz, boca e olhos, com a finalidade de  impedir a inalação de substâncias agroquímicas perigosas. Um dispositivo de filtro na máscara remove substâncias perigosas por absorção, adsorção ou simples filtração. A filtração é realizada por um filtro metálico. Em se tratando de agroquímicos altamente perigosos, o ar é filtrado por um tubo ou filtro que contém outras substâncias químicas (carvão ativado) que fixam as partículas perigosas. O usuário deve se assegurar que fez o ajuste correto da máscara no nariz e na boca e de que tenha recebido as informações corretas e necessárias sobre a utilização e manutenção. Os tubos devem ser renovados periodicamente e as máscaras devem ser substituídas regularmente para garantir sua eficácia.

*J.A.Puppio é empresário e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”. www.grupoairsafety.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário