terça-feira, 15 de junho de 2021

‘Mulher Vestida de Casa’, segue com programação de lançamento até sábado (19)

O livro de contos Mulher Vestida de Casa, de autoria de Karuna de Paula, lançado virtualmente na quinta (10) segue com programação especial de lançamento até sábado (19). Um calendário de eventos virtuais com leitura livre de trechos dos capítulos feita por convidadas e convidados e rodas de conversa divididas nos eixos temáticos: cuidar / cuidar-se, maternidade, literatura e lançamentos. As conversas acontecem no perfil do Instagram @kaarunita e da Equinócio Criações, no YouTube. 'Mulher Vestida de Casa' é o primeiro livro de ficção da autora e traz, em nove contos, histórias, ou melhor, estratégias de sobrevivência criadas por mulheres durante a  primeira onda da pandemia da Covid 19 no Brasil. 

Nesse período, fosse navegando pelas redes, ou lendo e assistindo os noticiários, histórias sobre os impactos na vida das mulheres pululavam. Assuntos que antes eram praticamente invisibilizados, como a sobrecarga, especialmente de mulheres mães, vinham à tona e pintavam um ‘retrato expressionista’ da situação vivida de norte a sul do país, numa pandemia que exacerbava questões de gênero. Fosse como reino, fosse como prisão, a casa (para as que a tinham)  foi palco de experiências intensas e, por vezes, avassaladoras para as mulheres. 

Desse cenário veio o desejo da autora em conhecer e contar as histórias: “pesquisando quarentena e mulheres só vi coisas muito difíceis: violência, sobrecarga… E isso me levou a não somente querer visibilizar essa experiência, mas também a querer conhecer essa experiência para além das manchetes”. Para tanto, dentro de um ano pandêmico, Karuna pôs-se a conversar com outras mulheres acerca de suas memórias da quarentena. Realizou um questionário virtual, entrevistas individuais e rodas de diálogo – e desse material (e da própria vida) criou as histórias vividas por Bhumi, Lucy, Moara, Valquíria, Ana, Iara, Glória e Fátima, as personagens principais nas tramas criadas por ela.

Mulher Vestida de Casa traz o cotidiano na vida de cada uma de suas personagens e, talvez, essas cenas e os dramas do dia a dia sejam o que o torna tão humano e de tão fácil identificação. As experiências vividas pelas personagens não são grandiloquentes, são internas e  silenciosas e, tal qual o vírus, podem deixá-las sem ar, “mostrando à humanidade que o invisível é o que há de mais real” (trecho retirado do capítulo Respiro).

Dividido em três partes, o livro traz histórias de mulheres diversas, trata de medo, resiliência, morte, empatia, amor, esperança,  cuidado e união. Expõe a necessidade de uma mudança de regras para que mulheres possam viver com mais leveza, e também a necessidade de um olhar mais  amoroso sobre si mesmas e sobre a capacidade de criar beleza em meio ao caos, como fizeram as personagens Glória e Fátima, no capítulo Brechas, Frestas e Arestas, que imergiam e submergiam dentro de si, buscando e conseguindo fôlego para seguir adiante.

Assim como as personagens, Karuna também traçou sua estratégia de sobrevivência e criou em meio aos caos. Segurou suas mãos nas de outras mulheres para trazer suas histórias à tona e tentarem, juntas, quem sabe, respirar melhor. Em 2021, desenvolveu a pesquisa com mulheres acerca de suas memórias da quarentena de 2020, utilizando questionário online, entrevistas individuais e rodas de diálogo entre mulheres, como recursos metodológicos. Essa pesquisa compunha a parte inicial do projeto. 

Além dos contos, o livro Mulher Vestida de Casa traz um álbum virtual com obras das artistas Joana Pena, Bela Faria, Marcela Lins, Jane Pinheiro e Joana Velozo, que, com  técnicas de ilustração, colagem, desenho e bordado, apresentam suas interpretações, em imagens, sobre o livro de Karuna. O álbum tem projeto gráfico (a partir do design do livro) de Bela Faria, e apresentação de Karuna de Paula. Mulher Vestida de Casa é uma publicação da Editora Titivillus, com capa e ilustrações de Joana Pena.  A revisão e copidesque é de Suelany Ribeiro. O livro, bem como o álbum, já está disponível, gratuitamente, no site da editora. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc.  

Sobre Karuna de Paula

Karuna de Paula é mãe de Lila, escritora e pesquisadora. É mestre em história cultural pela UFPE e coautora do livro premiado com a menção honrosa da Academia Pernambucana de Letras – prêmio Amaro Quintas - Ópera no Recife: vozes, bastidores e espectadores (Ed. Tititvillus, 2018). Em 2019, trabalhou como produtora e pesquisadora do III Seminário Biblioteca nas Escolas (uma realização da editora Cubzac com o patrocínio da CEPE, escrevendo um livro que aguarda a publicação da CEPE, sobre trajetórias biográficas-profissionais de professoras readaptadas para a função de coordenadoras de bibliotecas. Karuna de Paula é mãe de Lila, escritora e pesquisadora. Possui mestrado em História Cultural pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). 

Serviço


Editora Titivilus: https://www.titivilluseditora.com.br/


*16 de junho – quarta às 15:30h*


Devolutiva da pesquisa desenvolvida para escrita do livro “Mulher Vestida de Casa”


Encontro e leitura do livro com mulheres entrevistadas dos bairros de Aguazinha e Xambá (Olinda) // local: Estrada de Aguazinha



*17 de junho – quinta às 16h* (YouTube - Equinócio Criações)


Lançamento Álbum Mulheres Vestidas de Casa – conversa com as artistas 


Joana Pena, Isabela Faria, Joana Velozo, Marcela Lins, Jane Pinheiro



*II. Literatura*



*15 de junho – terça às 19h* YouTube - Equinócio Criações


Ouvir, escrever: livros que re-contam 


Priscila Urpia: Relatos de Ovelhas; Jane Pinheiro: Tiritot; Karuna de Paula: Mulher vestida de casa



*18 de junho – sexta às 19h* YouTube - Equinócio Criações


A escrita e a leitura na vida das mulheres 


Suelany Ribeiro, Ane Montarroyos, Rodrigo Acioli, Karuna de Paula




*III. Cuidar, Cuidar-se* 


*16 de junho – quarta às 19h* (@kaarunita)


Cuidado e estratégias de fortalecimento 


Karuna de Paula conversa com Edna Granja




*IV. Maternidades*


*19 de junho – sábado às 16h* (YouTube - Equinócio Criações)


Amor, Maternagens e rotina 


Carla Pires, Carol Cardoso, Janaína Serra, Áurea Adisvari, Sandriane Lourenço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário