Maior
multinacional brasileira de cosméticos e pioneira em produção sustentável, a
Natura é uma das vencedoras do prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU)
Campeões da Terra 2015, na categoria Visão Empresarial
Ao
atribuir o prêmio à Natura, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
(PNUMA) reconheceu o compromisso da companhia de colocar a sustentabilidade no
coração de sua estratégia de negócios, o que apoia a Agenda para o
Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU.
O
diretor-executivo do PNUMA, Achim Steiner, diz: “O modelo de negócios da Natura
é um exemplo brilhante de como a sustentabilidade e o empreendedorismo andam
lado a lado. O trabalho da companhia para ter cadeias de fornecimento verdes,
reduzir sua pegada de carbono e apoiar comunidades locais demonstra não só um
compromisso admirável com o meio ambiente, mas também afirma o potencial de uma
economia verde inclusiva”.
“O sucesso da Natura é uma inspiração e modelo
para empresas de toda parte. Eles mostraram que padrões de consumo e produção
sustentáveis não só são possíveis como beneficiam tanto a companhia como a
comunidade”, completa Steiner.
A Natura
administra uma empresa inovadora e ecológica que inclui operações em seis
países da América Latina e na França, além da marca australiana Aesop,
adquirida em 2013, com presença nos cinco continentes. A companhia emprega um
modelo de produção sustentável baseado no fornecimento responsável de
ingredientes naturais e trabalho com comunidades locais, para incentivar
inovação ecológica em todo o ciclo de vida de um produto.
“Estar
entre os reconhecidos como Campeões da Terra nos inspira ainda mais a ampliar o
potencial de nossa empresa de gerar impacto positivo na sociedade e no
meio-ambiente”, diz Roberto Lima, diretor-presidente da Natura. “Buscamos uma
agenda de desenvolvimento sustentável que vá além do comportamento empresarial
e que esteja inserida de fato em nosso modelo de negócios.”
A Natura
é uma empresa carbono neutro desde 2007, com esforços intensos para minimizar
sua pegada de carbono em todas as etapas de produção e para compensar suas
emissões de CO2. Esse processo ajudou a acender a inovação ecológica,
influenciando as tecnologias, o design e as fórmulas desenvolvidas pela
empresa.
A
fabricante prioriza materiais reciclados e recicláveis em suas embalagens,
analisando o impacto ambiental do ciclo de vida do produto. Um exemplo de como
a Natura transforma desafios socioambientais em novas oportunidades de negócios
foi o lançamento, em 2014, dos refis das fragrâncias da linha Ekos Frescores,
feitos de 100% PET reciclado pós-consumo, gerando 72% menos emissões de gases
do efeito estufa. Com esse lançamento, a Natura se tornou a primeiro grande
marca de cosméticos a usar esse tipo de material na perfumaria.
Com o
Programa Amazônia, lançado em 2011, a Natura busca fomentar a criação de
negócios sustentáveis na região amazônica, impulsionando o desenvolvimento de
uma economia de floresta em pé. A companhia lançou, este ano, uma linha de
produtos que usa um novo ativo amazônico, a ucuuba. Antes derrubada para
exploração madeireira, a árvore em pé passou a render três vezes mais ao ano às
comunidades locais com o manejo sustentável para fornecer cosméticos à Natura.
O modelo
da Natura traz benefícios substanciais a ecossistemas e comunidades
tradicionais, além dos acionistas da companhia. A distribuição de riquezas para
as comunidades fornecedoras da Natura somou R$ 8,9 milhões em 2014.
No fim
do ano passado, a Natura se tornou a primeira companhia aberta a receber a
certificação Benefit Corporation (B Corp), que destacou seus altos padrões de
responsabilidade ambiental e social. Em 2014 a Natura também apresentou uma
série de diretrizes estratégicas para garantir que todos seus negócios criem um
impacto positivo em cada dimensão de suas atividades em 2050, além de
estabelecer ambições e compromissos que devem ser atingidos em 2020.
SOBRE O
PRÊMIO
O Prêmio
Campeões da Terra é a maior homenagem ambiental que a Organização das Nações
Unidas pode conferir a indivíduos e organizações de destaque. Premiados
anteriormente incluem líderes de nações a ativistas – todos visionaries cujas
lideranças e ações levam o mundo ainda mais próximo a suas aspirações de
sustentabilidade ambiental e uma vida digna para todos. Até agora, o Prêmio
Campeões da Terra reconheceu 67 laureados em categorias de política, ciência,
negócios e sociedade civil.
Em 2015,
o prêmio busca apoiar o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable
Development Goals) ao ilustrar, através dos exemplos dos laureados, que a
transição para modelos de economia de baixo carbono, eficiência de recursos,
inclusivos e sustentáveis não só são possíveis, mas já em estão em progresso.
Além da
Natura, os outros vencedores anunciados até agora são a The National Geographic
Society (Ciência e Inovação) e a South Africa’s Black Mamba Anti-Poaching Unit
(Inspiração e Ação). Os outros laureados serão revelados ao longo do mês de setembro.
Os prêmios serão entregues no encerramento da conferência Sustainable
Development Goals, no dia 27 de setembro, em Nova York.
www.unep.org/champions
Sobre a
Natura
Fundada
em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos
de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4
bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,8 milhão
de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia
e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital
aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação
transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A
estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides
(PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP)
e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque
(EUA). Detém 71% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em
países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.
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