terça-feira, 12 de agosto de 2025

O risco do morango do amor para quem usa prótese dentária



O famoso morango do amor, que ganhou a internet há alguns dias, segue em alta. A cada dia, novas variações do doce surgem, indo da mais popular a mais gourmet – como o adquirido pela cantora Ana Castela, no valor de R$ 2 mil.
No entanto, é importante analisar quais riscos esse tipo de alimento pode trazer à saúde, especialmente em relação aos dentes. Também estão surgindo casos de próteses grudadas ao morango (como na imagem) ou dentes quebrados após realizar a mastigação – e, embora as situações sejam apresentadas de forma cômica, vale a pena o cuidado.


Segundo o especialista em próteses e facetas, Dr. Silvio Romero, o risco é altíssimo para quem usa prótese móvel. “A prótese móvel tem uma mobilidade muito alta e pode facilmente ficar presa ao morango, ou outro tipo de alimento mais duro, na hora da mastigação. O mesmo vale para quem utiliza aparelho ortodôntico, que pode ser danificado ao ingerir alimentos duros ou pegajosos”, diz o profissional do Centro Especializado de Reabilitação em Implantodontia Dentária (CERID), em Serra Talhada.


Recentemente, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um comunicado alertando sobre o consumo do morango do amor. “Além dos diversos conteúdos positivos publicados nas redes sociais, que incluem desde profissionais ensinando a fazer a receita até celebridades saboreando a sobremesa, também viralizaram vídeos de pessoas que quebraram dentes ou lentes dentais. Em outros casos, pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo que reveste o doce”, diz o texto do CFO.


Segundo o Dr. Silvio, o esmalte dentário é composto por mais de 90% de minerais, o que lhe dá o título de tecido mais duro do corpo humano. Mas, apesar da resistência, não é indestrutível. O que pode trazer um pouco mais de conforto é a substituição da prótese pelo implante, mas, mesmo assim, o cuidado sempre deve existir.


“É possível ter mais conforto e segurança com o implante, pois os dentes estarão fixados e mais resistentes na hora de mastigar qualquer alimento. Mas sempre vale o cuidado, mastigando devagar e realizando a escovação após o consumo de alimentos muito açucarados, como é o caso do morango do amor”, enfatiza.




DICAS PARA CONSUMIR O MORANGO DO AMOR


1. Nada de morder com força a casquinha de caramelo, principalmente se você já teve alguma restauração nos dentes;


2. O ideal é cortar com a faca antes de levar à boca;


3. E mastigar com calma, sem pressa;


4. Se possível, escolha um morango que não tenha aquela casca muito dura;


5. Use os dentes do fundo (os molares), que são mais fortes pra esse tipo de coisa;


6. E o mais importante: depois de comer, escove bem os dentes e use o fio dental, porque o açúcar gruda mesmo e pode virar problema depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário