No espetáculo, quatro sujeitos-usuários procuram uma forma de se descolar da realidade em que viviam. Buscam, inconscientes e inconsequentes, uma nova configuração, mais justa, de se viver em sociedade. Tentam romper os ciclos enquanto enfrentam as dificuldades de se estar em coletivo e uma força maior que parece controlar seus destinos. O espetáculo é baseado do enredo do clássico “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, inspiração para “I Musicanti”, de Bardotti e Bacalov, adaptado em “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque.
“Salto” parte de um clássico para construir uma narrativa contemporânea, em que uma figura jovem é confrontada com desafios e dilemas que marcam a transição para a vida adulta. Com uma encenação que mistura teatro físico, dança e música ao vivo, o espetáculo tensiona o conceito de heroísmo e celebra o impulso de seguir adiante, mesmo sem garantias.
Segundo o grupo, “o salto” simboliza um momento decisivo – de confronto com o desconhecido, com o mundo e consigo mesmo. Em cena, cinco intérpretes-criadores (Adriano Cabral, Guto Cabral, Camilla Barros, Felipe Botelho e Letícia Lins) dividem a jornada e as dúvidas de uma geração em busca de sentido e pertencimento.
Com direção de Adriano Cabral, a montagem traz ainda cenografia assinada por Kika Maia, figurinos de Luiza Romão, iluminação de Fernanda Viana e trilha sonora original executada ao vivo. Desde sua estreia, o espetáculo tem sido destaque em festivais e temporadas por diversas cidades brasileiras, conquistando o público com sua abordagem potente e sensível.
O Grupo - O Bote de Teatro se configura como um expoente grupo transmidiático nordestino, destacando-se pela qualidade técnica e por suas parcerias, já tendo executado mais de 18 projetos culturais em diversas plataformas. “SALTO” é uma adaptação distópica da fábula "Os Músicos de Bremen", que também inspirou a tradução brasileira de Chico Buarque, "Os Saltimbancos". A peça borra as convenções teatrais ao construir uma atmosfera retrô-futurista para trabalhar uma obra clássica. Ao utilizar música eletrônica e dança sinestesicamente como elementos narrativos, “SALTO” cria um ambiente imersivo para o desenvolvimento da história, enriquecendo e pluralizando a experiência do público.
SERVIÇO
Espetáculo “Salto” – Bote de Teatro
📅 Dias: 16 e 17 de agosto de 2025
🕒 Horário: 19h
📍 Local: Teatro Santa Catarina, em Cabedelo
🎟️ Entrada: gratuita
🔞 Classificação: 16 anos
Observação: 10% dos ingressos são reservados para PCDs e 10% para pessoas trans.
Acessível por meio de tradução simultânea em Libras e com acessibilidade arquitetônica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário