sexta-feira, 19 de maio de 2023

Confira o que comer antes de pedalar e ter bom desempenho

Blogueiro Santyago Silva e Thais

Saber o que comer antes de pedalar faz toda a diferença no desempenho do ciclista. É possível afirmar até que a alimentação certa é tão importante quanto a bicicleta ideal e os equipamentos de segurança para uma boa experiência sobre duas rodas.


Por isso, a bike Itaú traz uma espécie de menu do pré-treino para pedalar, com dicas de alimentação. Você sabia que o que comer antes de pedalar depende do tempo e da intensidade do percurso? Entenda melhor a seguir.


Qual é a importância da refeição pré-exercício?

Andar de bicicleta com segurança é um exercício completo! Trabalha todos os músculos do corpo por um longo período e ainda faz bem para a mente, pois provoca a liberação de endorfina, o hormônio do prazer.


Os nutrientes que ingerimos antes de pedalar participam desse processo na medida em que dão sustentação para o organismo se manter capaz de praticar o exercício de maneira satisfatória. Além disso, eles ajudam a manter o nível estável de glicose no sangue durante o pedal, evitando a hipoglicemia e a fadiga precoce dos músculos.


Alimentos indicados para comer antes de pedalar

O segredo está em ingerir os alimentos certos para o corpo absorver a energia que precisa para atender aos estímulos. A seguir, veja o que comer antes de pedalar e inclua o cardápio na sua rotina de preparação para o treino de bicicleta.


Açaí natural

O que comer antes de pedalar e ter fonte de energia garantida? O açaí é um belo exemplo, além de ser um antioxidante natural, com poder anti-inflamatório. Ele pode ser consumido a qualquer hora do dia e, especialmente, antes de pedalar.


Uma dica sobre esse alimento: geralmente, as pessoas consomem o açaí processado e servido como se fosse um sorvete. Porém, você ainda encontra marcas que oferecem o produto o mais orgânico possível.


Carboidratos de boa qualidade

Se pensa que qualquer carboidrato deixará o seu corpo com energia, você está muito enganado. Embora sejam carboidratos, o pão ou a bolacha, por exemplo, contém açúcares e gordura saturada que, em vez de ajudar, podem trazer prejuízos para a saúde.


Então, o melhor é optar por carboidratos para pedalar naturais, que não passaram por processo industrial. Confira alguns exemplos de alimentos naturais, ricos em carboidratos, que podem trazer muita energia para o corpo.


Banana;

Abacate;

Batata-doce;

Manga;

Batata inglesa;

Coco fresco;

Inhame;

Mel.

Boas fontes de proteínas

É de energia para pedalar que o seu corpo precisa? Então, vamos a mais uma opção! As proteínas também cumprem esse papel muito bem e estão presentes em refeições práticas. Veja alguns exemplos.


Castanhas;

Filé de peixe;

Peito de frango;

Amêndoas;

Lentilha;

Nozes.

Para beber?

Além da água, os sucos naturais são uma ótima opção, porque contêm frutose que é transformada em energia quando o corpo faz atividade física. Então, um copo de suco natural, de preferência sem açúcar, deve ser incluído no cardápio antes de pedalar.


Você também pode optar pela água de coco e as bebidas isotônicas facilmente encontradas em grandes mercados. Contudo, preste atenção! Não se exceda na quantidade de líquidos ingeridos antes de pedalar.


É indicado se alimentar quanto tempo antes de pedalar?

Você já experimentou fazer atividade física imediatamente após ter feito uma refeição? Se sim, com certeza, você não conseguiu concluir o exercício. Isso porque o corpo precisa de um tempo para fazer a digestão, senão o desconforto é inevitável.


Por isso, o ideal é se alimentar cerca de uma hora antes de começar o treino. Então, se você prefere pedalar logo pela manhã, por exemplo, escolha o que comer antes de pedalar cedo para dar tempo de seu corpo estar pronto na hora certa.


O que comer antes de pedalar longas distâncias?

O que falar sobre a alimentação no ciclismo de longa distância? Se estiver planejando viver essa experiência, certamente, você deve ter um preparo ainda mais rígido no dia, para tudo correr bem. A seguir, confira algumas dicas.


Não coma alimentos gordurosos nem muito açucarados;

Escolha proteínas magras, como queijo branco;

Coma frutas;

Não deixe de tomar o café da manhã.


Fonte: bikeitau.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário