sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Consulado Geral do Brasil em Lagos prepara semana de celebração ao bicentenário da Independência com cooperação da The African Pride



Não é somente no Brasil que o bicentenário da Independência será celebrado. Através dos esforços do Embaixador Francisco Luz, o Consulado Geral do Brasil em Lagos (Nigéria) promoverá, em parceria com a The African Pride, uma semana de ações, com o objetivo de aproveitar a data para que os olhares brasileiros se voltem ao país com a finalidade de impulsionar o turismo e abrir espaço para novas oportunidades de negócios entre Brasil e Nigéria.  

“Estamos dando mais um grande e importante passo no sentido de reconstruir esse olhar mútuo entre Brasil e o continente africano, tendo a Nigéria, um dos pilares econômicos da região, como anfitriã. A The African Pride se sente honrada em poder contribuir, mais uma vez, com o Consulado brasileiro, na tentativa de aproximar esses dois países para que juntos, Brasil e Nigéria possam caminhar rumo a um maior e mais acelerado desenvolvimento turístico e econômico, preservando a nossa cultura ancestral”, comenta Carolina Maíra Morais, CEO da The African Pride, empresa brasileira que atua construindo pontes e estabelecendo laços facilitadores para o intercâmbio cultural, turístico e econômico entre o Brasil e os países do continente africano.  

Entre as atividades preparadas pelo Consulado, o encontro entre a gastronomia brasileira e a nigeriana é um dos destaques. Convidado para mostrar a magia e os sabores do Brasil, o cheff Alessandro Panizzi, é presença confirmada. Com um cardápio variado que passeia pelo que há e melhor na gastronomia mundial, Panizzi brindará os convidados com pratos pensados especialmente para a ocasião. 

“O Consulado Geral do Brasil em Lagos organizou uma programação cultural especial para celebrar o bicentenário da Independência brasileira aqui no país (Nigéria). É uma programação extensa, que começará no dia 06 e termina no dia 10, mostrando um pouco da nossa música, da nossa culinária, nossas artes visuais, nossas oportunidades turísticas e, no dia 08, realizaremos um Fórum empresarial que irá discutir o futuro das relações econômicas e comerciais entre Brasil e Nigéria. Além de todo o importante relacionamento político e econômico que já existe entre o Brasil e a Nigéria, um dos fatos que fez o Consulado procurar marcar essa data de maneira especial, é que em 1824, o rei da cidade de Benin, que fica hoje no território nigeriano, foi o terceiro chefe de Estado a reconhecer a Independência do Brasil, em nome daquele reino e de outros 13 reinos que a ele prestavam vassalagem, e isto foi feito antes mesmo de Portugal e do Reino Unido, grandes potências daquela época. Convidamos os sucessores do rei do Benin, de Lagos e de Ile Ifé para estar presentes, juntamente com o governador do estado de Lagos para celebrarem com a gente”, explica o embaixador Francisco Luz.  

Além das propostas culturais, o Bicentenário da Independência também terá um viés para fomento do turismo e novos negócios. Com participação da Riotur, a realização do Fórum de Turismo fará importantes reflexões de como Nigéria e Brasil podem ser parceiros e caminhar juntos no impulsionamento turístico entre Brasil e Nigéria. O carnaval, maior festa popular do país e que atrai turistas do mundo inteiro ao Rio de Janeiro, também estará representado através de uma mostra que exibirá os croquis dos figurinos que foram reproduzidos na Marquês de Sapucaí no desfile dos Acadêmicos do Salgueiro, escola do bairro da Tijuca, que cantou a Resistência cultural preta no carnaval 2022. A escola, pioneira em levar para o Carnaval temáticas pretas, é uma das mais conhecidas por ter identificação com África e sua cultura.  

No que se refere às oportunidades de negócios, o Fórum que terá mediação de Carolina Morais e a presença de Mauro Varejão, diretor da Firjan, reunirá empresas e empresários nigerianos e brasileiros com intuito de ampliar network e apresentar propostas que sejam aproveitadas para o incremento das relações B2B. Mauro, que também é presidente da Brasilis Pietra Mármores e Granitos, acredita que esta é uma excelente oportunidade para retomar as relações entre o continente africano e o Brasil no que tange aos negócios.  

“Nosso intuito é o de fazer um intercâmbio de negócios com a Nigéria, o que seria, principalmente, cooperar com a infraestrutura que for necessária, vender nossas indústrias, temos 101 sindicatos na Firjan , que estão em todos os segmentos, desde o alimentício a construção civil, passando por moda, mármores e granitos, que estão interessados em fazer negócios e intercambio com a Nigéria, criando um novo mercado com a maior economia da África. Temos tudo o que eles precisam e sabemos que eles também têm muito a agregar. A Firjan está indo para desenvolver comercialmente, industrialmente, ambos os países. Temos uma forte vocação para venda de nossos produtos no país , bem como ajudá-los fazendo uma prospecção para abrir caminho para este novo mercado ”, diz Mauro, que também visitará a Costa do Marfim e Camarões, como parte do projeto que vem sendo desenvolvido entre a Federação das Indústrias em parceria com estes países.  

O evento, que receberá autoridades e figuras de destaque nigerianas e acontecerá no Eko Hotels &Suites Lagos, será permeado por apresentações de música e dança brasileira e africana ao longo de todos os dias de realização. Durante as celebrações, a apresentação de projetos como o lançamento oficial  Back To Home marcarão a semana de atividades. 

“É uma grande oportunidade para que a gente possa promover o lançamento do Back To Home, começando pela Nigéria porque ambos são irmãos em potencial populacional e econômico. É hora de reconectar-se oficialmente com o continente-mãe e não haveria ocasião melhor do que o bicentenário da independência brasileira para isso. É um excelente momento para que nigerianos conheçam toda a africanidade e similitudes que existem entre o Brasil e a África , assim como todas as oportunidades que existem na cultura, turismo, economia e educação. O Brasil é a maior potência da América do Sul e a Nigéria, dentro da África, é esta potência. Queremos começar a criar esta conexão agora”, diz Ajoyemi Osunleye, idealizador do projeto Back To Home e CEO da The African Pride. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário